quinta-feira, 27 de novembro de 2008

THOMAZ FARKAS NO CLICK

O CLICK está fechando o ano com chave de ouro! O fotógrafo, documentarista, produtor e diretor de cinema Thomaz Farkas estará conosco, ao vivo no próximo domingo (dia 30/11) a partir das 19h respondendo às perguntas e aos comentários de quem estiver conectado no site http://www.alltv.com.br.

A participação de vocês, fotógrafos, profissionais, amadores e artistas certamente vai fazer, mais uma vez, um excelente encontro semanal, além de prestigiar o fotógrafo que, atualmente com 84 anos, é uma grande referência na fotografia e cinematografia brasileira.

Em função dessa importância, a Cinemateca Brasileira, com o apoio da Pinacoteca, está com uma programação especial que homenageia Thomaz Farkas, "artista fundamental para o entendimento da fotografia e do filme documentário no Brasil".

A mostra "Thomas Farkas - Fotógrafo e Documentarista", em cartaz do dia 26 de novembro a 18 de dezembro, conta com uma retrospectiva de seus principais filmes, exposição fotográfica e Carta Branca a Thomaz Farkas.

Fiquem ligados e programem-se! Tanto para o CLICK quanto para assistirem aos filmes e visitarem a exposição da Cinemateca.

E façam o cadastro na allTv para entrarem no chat! É rápido e vocês já ficam preparados para nosso bate-papo virtual. Até!




THOMAZ FARKAS é fotógrafo, produtor e diretor de cinema, graduado em engenharia mecânica e elétrica na Escola Politécnica da USP. Nasceu em Budapeste, Hungria, em 1924. Em 1930, imigrou com a família para São Paulo, onde seu pai viria a estabelecer uma das primeiras lojas de equipamento fotográfico do país, a Fotoptica – cuja direção esteve a cargo de Thomaz Farkas desde o falecimento de seu pai, em 1960, até 1997. Ao longo da década de 1940, Thomaz Farkas associou-se ao Foto Cine Clube Bandeirante, realizou sua primeira mostra individual no Museu de Arte Moderna de São Paulo e teve sete de suas imagens integradas à coleção do Museum of Modern Art de Nova York. Posteriormente, fotografou a construção e a inauguração de Brasília e lecionou nos departamentos de Cinema e de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP e também no laboratório de fotografia do MASP, do qual foi um dos criadores. Entre 1964 e 1972, teve intensa atividade cinematográfica, atuando como produtor, diretor de cinema e fotografia em documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil. Assumiu a direção da Cinemateca Brasileira de 1993 a 1995. Atualmente, Thomaz Farkas é Presidente Emérito do Conselho da Cinemateca Brasileira.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Informações: 11 3512-6111 (ramal 215)


MOSTRA DE FILMES
26 de novembro a 03 de dezembro ·

CARTA BRANCA A THOMAZ FARKAS
03 a 07 de dezembro

Ingressos
R$ 8,00 (inteira) - R$ 4,00 (meia-entrada)
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
26 de novembro a 18 de dezembro
Terça a domingo, de 10h às 22h
ENTRADA FRANCA



A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
As imagens e os filmes de Thomaz Farkas

Fotógrafo de extremada delicadeza, Thomaz Farkas é autor de uma obra (atualmente associada ao Instituto Moreira Salles) que atravessa mais de sete décadas, ou a vida inteira, já que começou a fotografar aos oito anos.

Sempre mergulhou tão profundamente na alma do povo brasileiro que, a partir de 1964 – e diante do anúncio perverso do que seria um longo processo de ditadura –, passou a entender que para o Brasil o melhor seria conhecer a si mesmo e deu início à Caravana Farkas: "Eu achava que dando essa consciência, mostrando para população quem somos nós, seria tão revolucionário quanto uma revolução".

Nascido na Hungria, sua fotografia e seus filmes são o reflexo de um homem que, por amor, se naturalizou aos 25 anos, quando não havia mais (para ele e para o seu trabalho), nenhuma dúvida de que seria brasileiro, porque aqui estava. E aqui ficou. Seu trabalho – pontuado por um jogo de formas e de intenções onde o brasileiro dialoga com o seu próprio espírito de viver –, encontrou resposta imediata no dia-a-dia do homem mais simples e nas nuances da sua vida cotidiana, sua cultura, seus dramas, sua história, sua memória.

A exposição THOMAZ FARKAS – FOTÓGRAFO E DOCUMENTARISTA é uma homenagem que a Cinemateca Brasileira presta a um artista fundamental para o entendimento da fotografia e do filme documentário no Brasil. No início da década de 1970, Thomaz Farkas foi para o Rio Negro para percorrê-lo em dois barcos (onde também estava o biólogo e compositor Paulo Vanzolini), numa viagem que durou cerca de 40 dias. A intenção era filmar e fotografar para o que viria a ser um novo documentário da Caravana.

Com o material captado, aconteceu o inesperado: o gelo do isopor onde estavam os rolos com os filmes derreteu e arruinou os negativos. Restaram as fotografias, em Kodacrome. Vinte dessas imagens aqui estão. A série, em sua totalidade, foi apresentada na Pinacoteca do Estado, em 2005. As imagens em preto e branco que completam esse conjunto fazem parte do acervo do fotógrafo e foram produzidas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, entre as décadas de 1940 e 1950.

Aqui temos esse mesmo outro homem brasileiro refletido no espelho: sua vida, os seus dias, as suas noites, os seus gestos, a chuva, o sol, o olhar, os ruídos, o silêncio. Todos fazendo o que lhes cabe. Todos unidos, como diz Thomaz Farkas: "A coisa mais importante no Brasil não é o dinheiro, mas, sim, a amizade".

Diógenes Moura
Curador da exposição e pesquisador de fotografia


MOSTRA DE FILMES

Thomaz Farkas é considerado um dos inventores da fotografia moderna brasileira. Prestigiado internacionalmente, Farkas possui também uma importante experiência em cinema, tendo atuado como produtor, diretor e fotógrafo em uma série de documentários, premiados em festivais dentro e fora do país, que se tornaram referência para o cinema brasileiro.

O ponto culminante de sua trajetória cinematográfica encontra-se entre 1964 e 1972, período em que conduziu cineastas e técnicos como Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Paulo Gil Soares, Geraldo Sarno e Affonso Beato pelo interior do país com o objetivo de produzir documentários para "mostrar o Brasil aos brasileiros" – empreendimento que ficaria conhecido como a Caravana Farkas, tido como marco inicial do documentário moderno brasileiro.

Os filmes resultantes dessas expedições e os documentários sobre Hermeto Pascoal, Juarez Paraíso e Pixinguinha estão entre os destaques da mostra THOMAZ FARKAS – FOTÓGRAFO E DOCUMENTARISTA, parte desta oportuna homenagem da Cinemateca Brasileira a um nome fundamental da fotografia e do cinema brasileiros.



E AÍ VÃO ALGUNS LINKS

domingo, 23 de novembro de 2008

GANHE LIVRO "ADOBE PHOTOSHOP - OS 10 FUNDAMENTOS, DE CLICIO BARROSO


O CLICK oferece hoje aos fiéis internautas dois exemplares do livro "Adobe Photoshop - Os 10 Fundamentos", redigido por Clicio Barroso Filho e publicado pela Editora Desktop. Para ganhar um exemplar, você deve responder à pergunta abaixo e torcer para ser escolhido entre os autores das duas melhores respostas (postadas pelos Comentários deste post).

Qual a importância de o fotógrafo profissional saber manejar o Photoshop e outras ferramentas gráficas de tratamento das imagens?

Participe e boa sorte! Divulgaremos os ganhadores aqui no blog e também ao vivo no programa.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

AULA ESPECIAL COM CLICIO BARROSO NO CLICK

UM DOS LIVROS DE CLICIO BARROSO FILHO, PRÓXIMO CONVIDADO DO CLICK


O fotógrafo de publicidade e moda Clicio Barroso Filho estará ao vivo no CLICK de domingo, dia 23 de novembro, a partir das 19h na allTV, para falar sobre PHOTOSHOP.

Autor de livros de referência como Adobe Photoshop - Os 10 Fundamentos (Editora Desktop), Clicio é frequentemente solicitado para dar workshops sobre Photoshop, Lightroom e Gerenciamento de cores.

Iniciou na carreira na escola de fotografia profissional “Camera Photoagentur/Nikon School”. Em 1974 trabalhava como assistente de câmera de cinema na Sonima, com George Füster e Rudolf Iksey. Fotografou moda e publicidade em estúdios em Nova York, na Editora Abril, e em agências no Brasil (como a MPM Propaganda), Espanha, Grécia, Itália e Portugal.

Clicio trabalha atualmente em seu estúdio, fotografa para revistas e agências e também faz trabalhos de computação gráfica e web design.

Venha participar conosco no CLICK! Vamos falar sobre ambiente de trabalho digital e processamento, edição e tratamento de arquivos.

Não percam!! Domingo, a partir das 19h no site www.alltv.com.br.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GANHE CURSOS DE FOTOGRAFIA DAS ESCOLAS FULL FRAME E DANILO RUSSO!

O CLICK, com o apoio das escola de fotografia Danilo Russo e Full Frame, está oferecendo dois cursos de fotografia, na faixa, para os fotógrafos profissionais e amadores que acompanham nosso programa, o único sobre fotografia, ao vivo, na TV da Internet!

Para concorrer aos prêmios, você precisa responder (pelos Comentários deste post) à pergunta abaixo e torcer para ser escolhido entre os autores das duas respostas mais originais. Você poderá escolher um tema de interesse entre os cursos disponíveis para essa promoção (de acordo com a escola da qual você receber o "vale-curso", veja abaixo as opções).

Numa sessão de fotografias de um modelo nu (homem ou mulher), pode haver algum desconforto ou constrangimento, caso o fotografado nunca tenha tirado a roupa diante das câmeras. O que fazer para driblar essa situação e conseguir belas fotos, espontâneas e com naturalidade?

Uma oportunidade para aprender mais sobre fotografia. Participe, seja original e criativo na resposta e boa sorte!



VEJA OS CURSOS QUE OS AUTORES DAS MELHORES RESPOSTAS PODERÃO GANHAR (sem colocar a mão no bolso!)

_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----
Escola de Fotografia Danilo Russo
_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____----


ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA ESTÚDIO
O curso de Iluminação Básica para Estúdio tem como objetivo capacitar o fotógrafo a utilizar adequadamente o estúdio como ferramenta para executar suas fotos, com conhecimento e objetividade.

Carga horária: 14 horas
Vagas: 15
Valor: R$500,00 ou 2 X R$270,00


FLUXO PROFISSIONAL - GERENCIAMENTO DE CORES, RAW e LIGHTROOM
Um workshop unificando os principais aspectos da fotografia digital, do clique à gráfica. Adobe Photoshop Lightroom, formato RAW e gerenciamento de cores.

Carga Horária - 16hs
Vagas - 18
Valor: 450,00 2x 250,00


MODA
Voltado para fotógrafos profissionais e amadores (com prática) que desejam conhecer o universo da fotografia de moda, os editoriais, os ensaios para as grandes revistas, a técnica, linguagem e as possibilidades do mercado.

Em aulas ilustradas com slides são desenvolvidos os temas: linguagem fotográfica, composição, iluminação, direção de modelo, produção e marketing. Também são abordados: o trabalho das agências de modelo, as técnicas para realizar um book e as diferenças de linguagem entre o trabalho fotográfico para book, catálogos, mercado editorial e campanhas publicitárias.

Além das aulas teóricas, os alunos têm a oportunidade de acompanhar um ensaio fotográfico desenvolvido pelo fotógrafo Danilo Russo. A aula prática, oferece a oportunidade de fotografar modelos profissionais, com o apoio de produtores de moda e maquiadores inseridos na área, em diferentes situações de iluminação em estúdio e externa.

O curso é encerrado com uma aula de avaliação das imagens produzidas pelos alunos. O aluno recebe apostila e certificado de conclusão de curso. Ótimo curso para quem pretende ter uma visão geral do trabalho, mas não tem disponibilidade de tempo.

Dias da semana: segunda e terça, das 9h às 18h; quarta: das 20h às 22h
Carga horária: 18 horas
Vagas: 15
Valor: R$ 500,00 ou 2 x R$ 270,00
Pré-requisitos: ser fotógrafo profissional ou amador com prática (o curso não prevê explicações básicas de teoria) e ter os seguintes conhecimentos: exposição, temperatura de cor e latitude de exposição.
Material necessário: Câmera fotográfica reflex, analógica, três filmes tipo slide; ou câmera reflex digital, e adaptador universal para cabo de sincronismo.


PRODUTO
Aprenda a fotografar produto. Curso com 75% da carga horária de prática em estúdio. Dicas para produção, composição e iluminação específica para cada tipo de objeto dentro da fotografia publicitária.

Na aula prática, os alunos utilizam uma imagem de referência (lay out) para montar sets com objetos, iluminação e bases de apoio diferentes para simular um trabalho publicitário e aprendem a interpretar um layout.

Conteúdo do curso
- luz e iluminação: luz, características físicas e fotográficas; luz dura e luz suave; tipos de iluminação: direta, rebatida e filtrada; suporte de iluminação; criação de meios tons; temperatura de cor; equipamento de iluminação; luz flash e luz contínua; flash eletrônico de estúdio: monotocha e geradores; acessórios para iluminação, flash;
- montagem de set para fotografia de objetos: acessórios para set: cavaletes, bancadas, girafas, pesinhos, clipes, etc; função e utilização; elementos práticos, dicas e macetes para montagem eficaz de um set;
- técnica de Iluminação: iluminação de objetos opacos, refletentes e transparentes; a melhor luz para cada tipo de objeto; superfícies de apoio; bases opacas e brilhantes; interação entre objeto e superfície de apoio; efeito da base sobre a imagem; superfícies ideais para cada tipo de objeto e iluminação; como resolver incompatibilidade entre objeto, superfície e iluminação;
- interpretação de Layout: interpretar as exigências do cliente sobre uma imagem como referência, nos aspectos iluminação, composição e valorização do produto.

BÁSICO
Esse curso visa ensinar os conceitos básicos da fotografia (que não mudaram com o advento da tecnologia digital), as novas funções eletrônicas e as peculiaridades da tecnologia digital, como também a parte estética e a visão artística. Nenhum pré-requisito é necessário.

O curso tem como objetivo: capacitar o aluno a utilizar câmeras digitais (compactas, reflex ou outras); aprofundar os conhecimentos sobre pixel, resolução, profundidade de cor, balanço de luz, formatos etc; detalhar as funções e programas das câmeras digitais; desenvolver os princípios básicos de exposição, composição e linguagem fotográfica; ampliar o nível de conhecimento sobre fotografia em geral; transferências de arquivos para o micro; fechamento e envio de arquivos para laboratório.

Conteúdo do curso
- componentes da câmera digital e sua manutenção;
- modos de uso e operações;
- utilização manual de velocidade e abertura;
- composição e linguagem fotográfica;
- exercícios práticos na escola e com saída a campo monitorada;
- utilização de flash do equipamento;
- análise de ampliações por minilab.


ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA ESTÚDIO
Uma das maiores dificuldades do fotógrafo iniciante é trabalhar adequadamente com a luz artificial. Flashes, acessórios, traquitanas diversas que os experts utilizam para criar a atmosfera de suas fotos, tudo isso parece complexo e enigmático à primeira vista.

O objetivo do curso de Iluminação Básica para Estúdio é capacitar o fotógrafo a utilizar adequadamente o estúdio como ferramenta para executar suas fotos, com conhecimento e objetividade. O curso prevê também um período de prática, onde os alunos executarão exercícios propostos pelo professor e montarão esquemas simples de iluminação.

Conteúdo do curso
- equipamentos utilizados no estúdio;
- luz contínua e flash;
- o uso de acessórios para manipular a luz;
- relações de luz - como trabalhar o contraste de suas fotos;
- trabalho com o histograma;
- utilizando o fotômetro de mão;
- dicas para montar seu próprio estúdio;
- planejando a compra de seus equipamentos;
- esquemas simples e versáteis de iluminação.

Material didático: CD e apostila impressa.
Carga horária: 14 horas
Vagas: 15
Valor: R$500,00 ou 2 X R$270,00

_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----
Escola de Fotografia Full Frame
_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----_____-----


FOTOGRAFIA DIGITAL BÁSICO
Prepara fotógrafos amadores para que possam entrar em contato com o mundo das imagens digitais. Explica a produção de imagens digitais de forma a atender suas necessidades na produção de ensaios fotográficos simples, mobilizando conhecimentos e habilidades relacionadas com o uso de câmeras digitais e computadores.

Programa
- como uma imagem digital é produzida;
- produção de imagens digitais com câmeras compactas e análise dos arquivos com o uso do computador;
- as mais importantes características de uma imagem digital;
- exercício: o que é abertura do diafragma, tempo de exposição, na prática;
- o que é composição em fotografia;
- composição para retratos e paisagens;
- exercício fotográfico usando diferentes formatos de arquivo;
- saída fotográfica;
- análise das imagens.

Carga horária: 12h - 6 encontros de 2 horas
Valor: 4 parcelas de R$ 149,00

FOTOGRAFIA DIGITAL AVANÇADO
Esclarece com profundidade os conceitos indispensáveis para o fotógrafo que pretende dominar a produção, utilização e manipulação de imagens digitais.
Programa
- estrutura das imagens digitais;
- o conceito de pixel ;
- posição, cor;
- conceitos fundamentais: resolução do sensor digital, resolução da imagem, profundidade de cor; - formatos de arquivos digitais: TIFF, JPEG, RAW, Adobe câmera RAW;
- exercícios com diferentes sistemas digitais.

Carga horária: 10h - 5 encontros de 2 horas
Pré-requisitos: Digital Básico ou Entrevista com professor
Valor: 4 parcelas de R$ 149,00

TRATAMENTO DIGITAL BÁSICO
Programa
- apresentação do menu do Photoshop;
- preferences, color settings, resolução, ferramentas diversas, levels, curves, brigtness / contrast, color balance, hue saturation, selective color, replace color, filter unsharp mask.

Carga horária: 12h - 6 encontros de 2 horas
Valor: 4 parcelas de R$ 149,00

TRATAMENTO DIGITAL INTERMEDIÁRIO
Programa
- Adobe Bridge;
- preferences, color settings, câmera Raw, layers, layers de ajustes, seleção com máscara, quick mask, criação de alpha, fusão raw, unsharp mask, high pass, shadow / highight, actions, transform, vanishing point.

Carga horária: 12h - 6 encontros de 2 horas
Pré-Requisitos: Conhecimentos em Photoshop e/ou fotografia. Tratamento Digital Básico ou Entrevista com o professor
Valor: 4 parcelas de R$ 149,00

TRATAMENTO DIGITAL AVANÇADO
Programa
- preferences, color Settings, câmera raw, layers, pen tool, quick mask, blending mode for the layers, tratamento de pele, filter liquify, seleções complexas, recortes de cabelo com máxima precisão, produtos, criação de fundos, recortes, fusões de imagem, P&B para fotógrafo.

Carga horária: 12h - 6 encontros de 2 horas
Pré-Requisitos: conhecimentos em Photoshop e/ou fotografia. Tratamento Digital Intermediário ou Entrevista com o professor

Valor: 4 parcelas de R$ 149,00

ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO
Apresenta os tipos de iluminação utilizados em estúdio e suas formas de aplicação em fotografias de still.
Programa
- temperatura da cor;
- tipos de luz;
- qualidades e formas da iluminação;
- formas de fotometria;
- aulas práticas.

Carga Horária: 15 h - 5 encontros de 3 horas
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de câmera e fotometria. Câmera digital ou analógica para desenvolvimento dos trabalhos durante o curso
Valor: 4 parcelas de R$ 149,00
Professor: Rodrigo Zugaib


A

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CONVERSA A DOIS SOBRE FOTO ERÓTICA NO PROGRAMA CLICK

FOTO DE ANGELO PASTORELLO, QUE ESTARÁ NO CLICK DE 16/11 COM A FOTÓGRAFA ALESSANDRA LEVTCHENKO, PARA FALAR SOBRE FOTOGRAFIA ERÓTICA
E NU EDITORIAL


Será, literalmente, um prazer receber os próximos convidados do programa CLICK para fazermos nosso bate-papo de domingo no site da TV da Internet. É que ambos trabalham com erotismo, sensualidade e, além disso, são fotógrafos que ensinam a fazer nu editorial em escolas de fotografia paulistanas.

Não percam o próximo programa! Estaremos ao vivo no estúdio da allTV a partir das 19h de domingo, dia 16/11, com Angelo Pastorello e Alessandra Levtchenko. Entre os assuntos que vamos colocar em pauta, estão o mercado da fotografia de nu e a linguagem que cada um utiliza na iluminação e direção de modelos, de forma a acentuar a sensualidade nos clicks. Preparem-se para ter bons momentos com os fotógrafos navegando agora nas informações que disponibilizamos abaixo:

Angelo Pastorello tem 20 anos de experiência com fotografia. Faz ensaios sensuais e de moda para revistas como Playboy, Vip e Sexy. Trabalha com fotografia publicitária para clientes como TAM, Chevrolet e Havaianas, além de se dedicar ao trabalho autoral e de pesquisa em laboratório, tendo como foco exposições, como a que fez para a galeria Leica em 2006. Nos dias 25, 26, 27, 28 de novembro e 03 de dezembro, Angelo dará um curso na Escola FullFrame.















DA ESQUERDA PARA A DIREITA, FOTOS DE ANGELO PASTORELLO: DUAS IMAGENS DE NU FEITAS EM 1996 COM FILME INFRAVERMELHO PB, AMPLIADAS EM FIBRA WARMTONE E UMA (À DIR.) COM ILUMINAÇÃO FRESNEL, EM NEGATIVO P&B TRI-X 100 REVELADO EM PIROGALOL



Alessandra Levtchenko iniciou a carreira em 1994 e fotografa profissionalmente desde os 17 anos. Trabalha com moda, música, arte e faz trabalhos publicitários para empresas como Oi e Sony-BMG, entre outras. Fotografa editoriais de nu para revistas como Trip e Playboy e tem projetos em andamento como a exposição "Homens do Barulho". Nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro ela ministrará um curso na Escola de Fotografia Danilo Russo.

Como referência Alessandra cita os trabalhos de Herb Ritts e Bruce Weber (vale a pena navegar com tempo nesses sites também...).
















UMA AMOSTRA DO TRABALHO DE ALESSANDRA LEVTCHENKO: DOIS ENSAIOS FEITOS PARA A TRIP, COM PAULA AGUIAR (À DIR.) E TALITA E FOTO PUBLICITÁRIA (À ESQ.)







Agende já seu domingo à noite (a partir das 19h no www.alltv.com.br) para conversar e tirar dúvidas com profissionais! Os programas são pensados exclusivamente para quem gosta de fotografia. Então CLICK com a gente! Faça agora seu login na allTV, pois a sua participação faz do CLICK o melhor programa de TV sobre fotografia!


LINKS LEGAIS

Sobre Angelo Pastorello

REPORTAGEM NO PORTAL IMPRENSA

IMAGENS DE ACERVO E INFORMAÇÕES NO BLOG DE MARCO FELIPAK

ENTREVISTA NO PORTAL DA FOTOGRAFIA

GALERIA DE FOTOS NO SAMBA PHOTO



Sobre Alessandra Levtchenko

PROJETO "A IMAGEM DO SOM", QUE ALESSANDRA LEVTCHENCO PARTICIPOU EM 1998 NO RIO DE JANEIRO. TRATA-SE DE UMA EXPOSIÇÃO COM 80 COMPOSIÇÕES DE CAETANO VELOSO INTERPRETADAS POR 80 FOTÓGRAFOS

BASTIDORES DE ENSAIO FOTOGRÁFICO FEITO PARA A REPORTAGEM "A QUÍMICA DO DESEJO", CAPA DA EDIÇÃO DO MÊS DE JUNHO DE 2008 DA REVISTA GALILEU


CONFIRA TAMBÉM AS FOTOS DO ENSAIO DA FOTÓGRAFA NO SITE DA REVISTA GALILEU



A

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PANORAMA CLICK



O Panorama CLICK dessa semana informa sobre o lançamento (hoje, dia 11 de novembro!) do livro Gente X Mato, de Pedro Martinelli, com fotografias sobre a transformação predatória da Amazônia, resultado de cerca de 40 anos de trabalho do autor, fotojornalista desde 1967. A editora Jaraqui, que também publicou Mulheres da Amazônia, foi fundada por Pedro Martinelli em 2003 e tem como objetivo registrar o patrimônio natural e humano do Brasil, noticiando a dinâmica socioambiental brasileira em favor de políticas públicas que beneficiem o meio ambiente.


Pedrão estará autografando na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 19h. Vamos prestigiar mais esse lançamento!


Belo Horizonte - MG

“III Varal Fotográfico” – Organizado por Fotoclube BH

O evento conta com 110 fotógrafos profissionais e amadores
expondo
D
omingo, dia 23/11, das 9h às 18h
Praça da Liberdade

http://flickr.com/photos/marcoscampos/2984078065/




São Paulo - SP

“A Cidade e suas Margens” – Exposição de Elisa Bracher
Até 16 de novembro – de terça a domingo das 10h às 18h
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 Ingresso: 4,00
http://feaznar.multiply.com/calendar/item/10544



“Heresias: Uma Retrospectiva de Pedro Meyer”

Até 16 de novembro
no Mac - Usp, Ibirapuera. Agora é a última semana!
De terça a domingo, das 10h às 18h
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
3º Piso
Parque do Ibirapuera
Portão 3
Entrada Franca
www.mac.usp.br

http://www.pedromeyer.com/heresies/heresies.html



“Um Século de Concreto Armado no Brasil” – Exposição de Lamberto Scipioni Até 30 de novembro na Caixa Cultural
De terça a sábado, das 9h às 21h
Domingo, das 10h às 21h
Av. Paulista, 2073
Entrada Franca

http://feaznar.multiply.com/calendar/item/10581



“Gente X Mato” – Lançamento do Livro de Pedro Martinelli

Dia
11 de novembro, das 19h às 21h30
Livraria Cultura – Conjunto Nacional Av. Paulista, 2073
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2796




Yokohama - Japão


“Modern Photographic Expression of Brazil”
Exposição realizada em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa com
10 fotógrafos brasileiros
André Vieira
Bruno Veiga
Christian Cravo
Guy Veloso
Lalo de Almeida
Lucio Carvalho
Miguel Chicaoka
Paula Sampaio
Rodrigo Braga
Tiago Santana
De 14 a 26 de novembro Centro Cultural Zaim – Yokohama http://www.olhave.com.br/blog/?tag=modern-photographic-expression-of-brazil


Editais

Abertas as inscrições para quatro áreas em edital do Sesi-SP. Os projetos de artes cênicas, música, artes visuais e palestras/cursos/oficinas serão apresentados nos dois Centros Culturais da entidade na Capital, nas unidades do Interior e Grande São Paulo e espaços externos.


Inscrições para Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2009. Todo ano, é realizado o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados pelo Oi Futuro que seleciona e apoia projetos de cinema, artes visuais, dança, música, teatro, novas tecnologias entre outros. As inscrições vão até 30 de novembro.





A

domingo, 9 de novembro de 2008

GANHE OS 7 CATÁLOGOS DO PRÊMIO PORTO SEGURO

Hoje, o Click oferece aos internautas um prêmio especial, no concurso que é promovido semanalmente aqui no blog. Sortearemos todos os catálogos publicados até hoje pelo Prêmio Porto Seguro desde o início do projeto, um conjunto de 7 publicações. Um prêmio pra nenhum fotógrafo botar defeito!
Você quer ganhá-los? Então, seja criativo e responda à pergunta:

Qual a importância de se participar de um concurso de grande importância como o Prêmio Porto Seguro para a carreira de um profissional da fotografia?

A melhor resposta, postada pelos Comentários deste post, será premiada com os 7 catálogos. Acompanhe o CLICK e aguarde aqui no blog a divulgação de quem ganhou este ótimo prêmio. Boa sorte!


A

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

LAMBE-LAMBE VENCE PORTO SEGURO BRASIL E PARTICIPA DO CLICK COM CURADOR DO PRÊMIO E ARTISTA VENCEDORA NA CATEGORIA PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

RELEITURA: RETRATO FEITO POR TONHO CEARÁ É FOTOGRAFADO NOVAMENTE POR LUIZ SANTOS, QUE PREFERIU DEIXAR O PERSONAGEM EM NEGATIVO, "REVELANDO" ASSIM O TRABALHO DO LAMBE-LAMBE

O programa CLICK de domingo, dia 09/11, vai viajar do retrato lambe-lambe à artemídia, ao vivo, no chat da allTV a partir das 19h.

Cildo Oliveira, criador e curador do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, participa de um bate-papo virtual com os vencedores de 2008 nas categorias "Brasil" (Tonho Ceará, ou
Antonio Monteiro Góis, fotógrafo lambe-lambe de Juazeiro do Norte) e "Pesquisas Contemporâneas (Maristela Wink, artista do Paraná).

É uma boa oportunidade para conversarmos sobre história da fotografia brasileira e sua produção contemporânea além, é claro, de tirarmos dúvidas sobre o prêmio, com quem o criou há oito anos.

Veremos alguns dos retratos de Tonho Ceará, digitalizados com a ajuda do pernambucano Luiz Santos, que também estará presente nos estúdios da allTV. Ele conheceu Tonho em Recife, na praça Dom Vital, onde
posou para um retrato. Essa foi a primeira imagem de um acervo que atualmente conta com mais de mil fotografias. "É provável que seja o maior (em se tratando de lambe-lambe) do Brasil, ou quem sabe do mundo", afirma Luiz Santos, "já que a maioria do fotógrafos lambe-lambes joga fora as matrizes assim que entregam as fotos aos clientes". Foi Luiz, também fotógrafo, quem inscreveu as fotos de Tonho Ceará no Prêmio Porto Seguro.

O lambe-lambe
trabalha em Recife há 30 anos e é o único ainda em exercício da profissão, dos 22 que trabalhavam no local. De agosto de 2006 a fevereiro de 2008, ele e Luiz Santos fizeram uma viagem pelo nordeste do Brasil que resultou em um filme. O objetivo era encontrar a alma da gente brasileira por meio da magia do retrato. O filme Cinema de Dois Tões (da expressão "dois tões" ou "dois tostões", feito com poucos recursos) faz parte do projeto A Volta do Lambe-Lambe, patrocinado pelo edital de cultura do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).

Para complementar nossa jornada fotográfica no tempo, conheceremos o trabalho A Última Ceia - Uma Poética da Mulher, de Maristela Winck, que começou com uma pesquisa em poéticas visuais. A obra é uma produção plástica que trabalha com transparência, sobreposição e fragmentação, refletindo sobre o comportamento do ser humano atual frente ao mundo contemporâneo.

Maristela Winck é de Pato Branco, Paraná. Vive em São Leopoldo e trabalha em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Formada em Letras, fez duas pós-graduações com ênfase em fotografia, gravura e imagem digital, já participou de 21 exposições coletivas e oito individuais. Entre as mais recentes estão Ritual, na Galeria Iberê Camargo, no Rio Grande do Sul e A Santa Ceia, no Museu de Arte de Santa Catarina.

Veja abaixo reproduções dos trabalhos dos fotógrafos, informações sobre Cildo Oliveira e se prepare para nosso bate-papo de domingo. Não se esqueça de fazer o cadastro no site http://www.alltv.com.br para garantir a sua poltrona virtual!



Maristela Winck ganhou com o trabalho A Última Ceia - Uma Poética da Mulher






Retratos feitos pelo fotógrafo
lambe-lambe Tonho Ceará





VEJA TAMBÉM A RELAÇÃO COM TODOS OS PREMIADOS DO PRÊMIO PORTO SEGURO NO SITE DA CONFOTO



Sobre Cildo Oliveira

Cildo Oliveira, de Recife (PE), radicou-se em São Paulo e trabalha em espaços urbanos com telas, objetos, fotografia, estruturas, arte ambiental, instalações e interferências. Pesquisa papel manufaturado e utiliza em suas pinturas técnicas e suportes mistos, pigmentos acrílicos e naturais, criando novas dimensões com imagens recorrentes à cultura indígena brasileira. Desenvolve trabalhos de educação na arte e é também, além de criador e curador do Prêmio Porto Seguro, o curador do Atelier Amarelo.

Cildo Oliveira possui obras em vários museus, acervos e coleções particulares, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Galeria Metropolitana do Recife. Participou de mostras individuais e coletivas como Cidadania - SESC/Pompéia-SP, Panorama da Arte Brasileira sobre Papel - MAM/SP e XXIII Prêmio Joan Miró/Espanha.


Sobre outros Lambe-lambes

MATÉRIA NO PORTAL PHOTOS SOBRE A EXPOSIÇÃO "O MUNDO REAL É UMA FOTOGRAFIA", QUE OS FOTÓGRAOS LUIZ SANTOS E TONHO CEARÁ FIZERAM NO MUSEU DA CIDADE DE RECIFE



FOTOS DO FOTÓGRAFO BENEDITO CÂNDIDO SILVA QUE, APESAR DE SER RECONHECIDO POPULARMENTE COMO LAMBE-LAMBE EM APARECIDA DO NORTE, REVELA OS FILMES EM LABORATÓRIO PARA ENTREGAR AOS CLIENTES



ARTIGO "DESCONHECIDOS ÍNTIMOS" - O IMAGINÁRIO DO FOTÓGRAFO LAMBE-LAMBE, DE RUBENS FERNANDES JUNIOR, NO MNEMOCINE



MATÉRIA DO O GLOBO SOBRE MUSEÓLOGO QUE PESQUISA LAMBE-LAMBES



OUTRA MATÉRIA, AGORA NO FOTOSITE SOBRE EXPOSIÇÃO INSPIRADA NA TESE DE MUSEÓLOGO ABÍLIO DA ÁGUEDA, SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS PROFISSIONAIS LAMBE-LAMBES



NOTÍCIA SOBRE LAMBE-LAMBE GAÚCHO NO BLOG DE VICTOR CARLSON


NOTÍCIA SOBRE "FOTÓGRAFO DE JARDIM" CARIOCA NO FLICKR DE CLAUDIO LARA


MAIS UM LAMBE-LAMBE GAÚCHO NO SITE CIDADÃO LEGAL




Agende-se para segunda-feira


Dia 10 de novembro, às 20h, acontece a entrega do Prêmio Porto Seguro de Fotografia - 2008 e a abertura da exposição, que ficará depois aberta ao público de 11/11 a 14/12, de terça a domingo, das 10h às 18h. O espaço fica na al. Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos - SP. Está prevista também a exibição de trechos do filme Cinema de Dois Tões.


A






segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PANORAMA CLICK DESTACA EXPOSIÇÃO DE ROBERT CAPA

O SOLDADO CAINDO, DE ROBERT CAPA, É UMA DAS FOTOS MAIS CONHECIDAS DO FOTÓGRAFO. FOI FEITA EM 05/09/1936, EM CÓRDOBA, E ATUALMENTE ESTÁ NA EXPOSIÇÃO "THIS IS WAR", EM LONDRES. VEJA NO LINK QUE INDICAMOS ABAIXO OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE CAPA E A POLÊMICA QUE ACOMPANHA ESSA IMAGEM



São Paulo - SP

“Abundante Cidade – Dessemelhante Bahia” – Voltaire Fraga
Curadoria de Diógenes Moura
De 15 de Novembro à 11 de Janeiro
de terça a domingo das 10h às 18h
Pinacoteca do Estado – (11) 3324-1000
Praça da Luz, 2
Ingresso – de R$2,00 a R$ 4,00
http://www.pinacoteca.org.br/?pagid=exposicoes



Rio de Janeiro – RJ

“Cazumba Arte do Maranhão”
Até 16 de novembro
de terça a sexta das 10h às 18h
sábados, domingos e feriados das 11h às 15h
Grande Galeria (21) 2262-5483
Av. República do Chile, 230 – anexo, 2º andar
http://www.caixacultural.com.br



Brasília – DF

“De Peito Aberto” – Exposição de Hugo Lenzi
Até 30 de novembro – de terça a domingo das 9h às 21h
Galeria Picolla I – (61) 3206-9448
http://www.elojosalvaje.org/?p=33



Londres - UK

“This is War” - Fotos de Guerra de Robert Capra

Até 25 de Janeiro
Centro Cultural Barbican
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081020_galeriacapaguerra_np.shtml



Editais e Concursos

NIKON PHOTO CONTEST INTERNATIONAL

PRÊMIO ESTÍMULO DE FOTOGRAFIA

TEMPORADA DE PROJETOS 2009 DO PAÇO DAS ARTES

SALÃO NACIONAL DE FOTOGRAFIA BRASIL AFRO




A

domingo, 2 de novembro de 2008

RESPONDA À PERGUNTA E GANHE LIVRO "MAS AFINAL... O QUE É MESMO DOCUMENTÁRIO?"


No programa Click de hoje temos a presença de participantes do documentário "Cinematografia", realizado pela Tango Zulu Filmes. Você, internauta, que quer se manter informado e atualizado sobre cinema, pode ganhar um exemplar do livro "Mas afinal... o que é documentário", escrito pelo professor Fernão Pessoa Ramos e lançado pela Editora Senac em 2008.
O livro é uma coletânea de ensaios sobre o trabalho documental no cinema e traz informações técnicas, estilísticas e análises sobre produções nacionais e estrangeiras.
Para ganhar o livro, responda à pergunta:

" Ao ver um bom filme no cinema, o que um fotógrafo (de jornalismo, still ou outro segmento) pode assimilar e aprender, para fazer fotos bem compostas artisticamente no dia-a-dia de seu trabalho?


A melhor resposta (publicada nos Comentários deste post até 17h de 09/11) ganhará o livro.
Use sua criatividade para responder à pergunta e boa sorte!


A