sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

GAFIEIRAS E PIONEIRAS NO CLICK

O próximo programa CLICK do dia 01/03, ao vivo na TV da Internet (www.alltv.com.br) todos os domingos às 19h, apresenta o trabalho dos fotógrafos do Grupo de Fotografia Gafieiras (www.gafieiras.org.br).

Eles começam a interagir no cenário da fotografia brasileira mostrando um trabalho importante, chamado Pioneiras. A primeira exposição do grupo mostra fotos de cantoras da música brasileira e, a partir do dia 8 de março, terá circulação por meio da TV Minuto (metrô), TVO (ônibus) e CineBoteco (bares de SP), além do site oficial.

Essa exposição pontua o Dia Internacional da Mulher em 2009, mostrando cantoras e instrumentistas de diferentes gêneros musicais que foram pioneiras em assumir o palco como meio de expressão pessoal e artística.

Jeff Dias, Fernando Ângulo e Ricardo Ferreira estarão conosco no estúdio, respondendo aos comentários e perguntas, ao vivo.

Aguardamos a participação de vocês, que trazem qualidade ao nosso programa com boas particpações!


Ricardo Ferreira fotografou As Galvão, ícones da música sertaneja









Fernando Ângulo mostra a bossa-novista Claudette Soares









Jeff Dias fotografou Ademilde Fonseca, a rainha do choro cantado










Mais sobre a associação cultural gafieiras

O Gafieiras é uma associação cultural que se dedica a registrar, refletir e difundir as histórias da música brasileira em diferentes plataformas. A mais utilizada é a internet por meio do site www.gafieiras.com.br ou www.gafieiras.org.br, que reúne longas entrevistas (de Irmãs Galvão, Mônica Salmaso, Los Hermanos, Sivuca a Clemente, Xis e Jards Macalé), colunas e notícias.

Além do site, o Gafieiras produz projetos especiais dentro e fora da Web. Um deles foi realizado em novembro de 2002 - o projeto multidisciplinar “Adoniran foi embora...” -, que homenageou o artista paulista Adoniran Barbosa com diversas ações na cidade de São Paulo. O fio condutor foi uma Kombi munida com equipamento alto-falante que circulou pelas ruas divulgando as lembranças que as pessoas, anônimas ou não, guardavam do sambista. Foram produzidos dois shows, um curta-metragem sobre o Museu Adoniran Barbosa (O cofre) e duas exposições fotográficas, além de terem sido instaladas 14 placas em pontos da cidade que guardam alguma relação com a vida e obra de Adoniran.

Desde 2004, o Gafieiras promove na internet o Matinê – Especial infantil para adultos que traz, durante o mês em que o foco editorial e comercial é a criança, o lado da infância mais perene: o da memória dos adultos. Vinculado às lembranças, e sempre com um tema-guia, o Matinê valoriza os ambientes sonoros, imagens, cores, músicas, letras, texturas ou qualquer outro elemento que ajude a compor esse período da vida.


MAIS SOBRE O GAFIEIRAS

O grupo é formado com os fotógrafos:

:: ERNESTO RODRIGUES é graduado em Jornalismo (UNESP). Começou sua carreira de repórter-fotográfico em 1987 no interior paulista. Chegou em 1999 na capital paulista para trabalhar no jornal Folha de S.Paulo. Atualmente está no jornal O Estado de S.Paulo. Paralelo ao fotojornalismo, desenvolve um projeto fotografando os romeiros de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE).
:: FERNANDO CIRELLI ANGULO formou-se em Design Gráfico (UNESP) e estudou fotografia no SENAC (Ribeirão Preto/SP). Foi docente em Metodologia Visual na Universidade de Franca e, em São Paulo, trabalha em seu próprio estúdio de fotografia [ http://www.fernandoangulo.com.br ] e design gráfico [ http://www.angulodesign.com ]. Desde 2003 desenvolve um trabalho autoral preto-e-branco em médio formato, de livre pesquisa em fotografia de rua, envolvendo viagens à várias cidades brasileiras (MG, SP, BA e PA).

:: JEFFERSON DIAS, bacharel em Artes Visuais, trabalha com fotografia há seis anos e fotografa há quatro. Tem experiência em retrato, still e fotojornalismo, além de pós-produção, finalização de imagens e gerenciamento gráfico. Prestou serviços a Cia de Foto, Itaú Cultural, Revista da Indústria (FIESP), TAM Magazine, Época Negócios, Valor Econômico, entre outros. [ www.segundoplano.com.br ]

:: JOÃO CORREIA FILHO é graduado em Jornalismo e desde 1997 atua como fotojornalista de importantes revistas no Brasil e no exterior, como a National Geographic, Horizonte Geográfico, Gula, Revista do Brasil, Planeta, Língua Portuguesa, Grande Reportagem. Resultado de sua viagem a Cuba, a exposição Cubanos: povo de luta, que aborda o boxe na ilha de Fidel Castro, circula pela cidade de São Paulo. [ www.flickr.com/photos/joaocorreia ]

:: HENRIQUE PARRA, fotógrafo e sociólogo, é atualmente doutorando na UNICAMP (http://xama.incubadora.fapesp.br). Como fotógrafo, participou de iniciativas de midiativismo e realizou diversos trabalhos de documentação e produção artística. Junto a dois outros fotógrafos, conclui um projeto de documentação-poética sobre a situação dos recursos hídricos da RMSP (www.coiote.org/olhodagua).

:: OTAVIO VALLE é formado em Jornalismo (UNESP) e há 15 anos atua como repórter-fotográfico. Atuou nos jornais Diário de Bauru e Diário da Região de São José do Rio Preto. Também trabalhou como free-lance no interior do
estado para os veículos O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, Agencia Futura Press, Gazeta Mercantil, , Época, Extra e O Globo. Lecionou fotojornalismo na UNESP Bauru (1997/2000), na USC- Bauru (1999/2000), Unorp - Rio Preto (2003). Trabalha como jornalista free-lance em São Paulo desde 2007.
[ www.flickr.com/photos/otaviovalle ]

:: RENATO NASCIMENTO é fotógrafo e colaborador na reestruturação e digitalilazação do acervo visual (Foto e Video) da TV CULTURA. Como fotógrafo, iniciou sua carreira na TV Cultura nos meados de 2003, registrando toda a programação e musicais para divulgação e também para o acervo do Núcleo de Documentação da TV. Atualmente trabalha como fotógrafo de espetáculos com os grupos teatrais Letras em Cena e Dialogos Sonoros. Participou na produção fotográfica do livro Fernando Faro – Baixo. [ www.flickr.com/photos/renatonascimento ]
:: RICARDO FERREIRA foi professor de fotografia no SESC Pompéia (2001/02) e SENAC (2000/08). Atua como laboratorista preto-e-branco, pesquisador de processos fotográficos análogos e digitais e fotógrafo freelancer. Participou dos livros Embu (2003) e Cubatão (2005) e das exposições individuais Velocidade (1999) e Retratos (2000). Também fotografa produtos e jóias para mídias publicitárias. No primeiro trimestre de 2009 publica o livro Na estrada, com ensaio fotográfico sobre o caminhoneiro e sua vida nas estradas no Estado de São Paulo.
[ www.flickr.com/photos/ricardoferreira1977 ]


Mais sobre a exposição pioneiras

No século XX a posição ocupada pela mulher na sociedade mudou radicalmente - da submissão doméstica e do feminismo dos anos 1960/70 ao papel político e economicamente ativo a partir da década de 1990. Na música brasileira não foi diferente, passando de simples ouvinte, espectadora ou tiete ao primeiro plano do mundo artístico, da interpretação à composição.

Para pontuar o Dia Internacional da Mulher de 2009, o Grupo de Fotografia do Gafieiras focaliza cantoras e instrumentistas de diferentes gêneros musicais que foram pioneiras em assumir o palco como meio de expressão pessoal e artística. Mulheres que romperam as fronteiras firmadas pela sociedade da época, que as condenavam ao universo doméstico ou à determinadas atividades profissionais. Mulheres que materializaram o desejo de serem artistas num meio dominado pelos homens e pelo machismo. Mulheres que, de alguma forma, contribuíram para que as gerações surgidas a partir dos anos 1960/70 tivessem trânsito livre para se expressarem cada vez mais e sobre temas finalmente encarados a partir da perspectiva feminina.

Pioneiras é o primeiro trabalho do grupo composto de oito fotógrafos profissionais que se dedica a registrar e difundir imagens da música brasileira. Filiado editorialmente à Associação Cultural Gafieiras (www.gafieiras.org.br), o grupo surgiu no início de 2009.

Entre as artistas selecionadas destacam-se Alaíde Costa, Inezita Barroso, As Galvão, Ademilde Fonseca, Dona Inah, Áurea Martins, Carmélia Alves, Doris Monteiro, Eudóxia de Barros, Maricenne Costa, Claudette Soares e Cláudia Moreno.

Pioneiras será divulgado, inicialmente, por meio de exposições digitais em bares (parceria com o CineBoteco), metrôs (com a TV Minuto), ônibus (com a TVO), site oficial do grupo, de parceiros e blogs.

Além de homenagear as artistas listadas, Pioneiras é também um tributo às mulheres que fizeram com que a música no Brasil fosse mais diversa e legítima, como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda (cujo centenário se comemora neste ano), Maysa, Dolores Duran, Celly Campello, Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, Irmãs Batista e tantas outras.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

SAIBA FAZER UM SLIDE-SHOW, COM KENEY SU

Nesse domingo, 15 de fevereiro, Keney Su, fotógrafo especializado em eventos sociais e membro do Grupo Luminous, dará uma aula sobre slide-shows, ao vivo, a partir das 19h, no programa CLICK.

A idéia surgiu quando Keney notou dificuldades de colegas, amadores e profissionais, em processos de montagens de slide-shows executáveis com música. Ele então ofereceu ao Grupo Luminous de Fotografia uma aula sobre conceitos de edição de vídeo, tais como: tempo de duração das imagens, uso de transições, escolha apropriada de músicas e adequação delas ao conteúdo visual.

A aula rendeu um convite para apresentar também aos internautas do CLICK algumas possibilidades para construção de áudio-slides-shows.

Vocês vão perder essa?

Então preparem-se baixando os programas* sobre os quais falaremos e se conectem conosco por meio do chat da allTV no http://www.alltv.com.br a partir das 19h.


* Keney Su mostrará como trabalha com os softwares:
- ACDsee (http://www.acdsee.com)
- e o ProshowGold (
http://photodex.com/)



SAIBA MAIS SOBRE KENEY SU

Esse texto está no site de Keney Su: http://www.keneysu.com.br

"Meu primeiro contato com a fotografia ocorreu durante a primeira viagem em família, aos 10 anos, onde passamos pelos Estados Unidos, Canada e China. Ao retornar, empossei-me da velha Rolleiflex de meu pai e disse que queria ser fotógrafo. Desde então, o fascínio por este maravilhoso instrumento nunca mais foi deixado de lado.

Com formação universitária concluída em Administração de Empresas, Contabilidade e Direito, a fotografia sempre esteve presente e dominante em minha vida.

Acredito que fotografia é arte. Assim, como a música. Por isso, vejo que o fotógrafo profissional deve saber e estar preparado para qualquer tipo de fotografia: still, arquitetura, esporte, jornalismo, arte, catálogo, estúdio e eventos sociais.
A

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

LEITURA DE ENSAIOS NO CLICK COM MILTON GALVANI

O programa CLICK oferece no próximo domingo, com a colaboração do fotógrafo Milton Galvani, uma sessão de leitura de ensaios, única, on line, e ao vivo, aberta a todos que estiverem conectados no site da allTV às 19h do dia 08 de fevereiro.

Essa é a hora certa para trocar impressões com outros fotógrafos e receber críticas sobre 
os traba
lhos realizados ou em andamento. Vai encarar?

Sim, quatro fotógrafos brasileiros vão  submeter seus ensaios para avaliação

Acompanhem as informações dos que estarão presentes no estúdio da allTV para a "sessão malho" (os que são de fora de São Paulo vão participar por meio do chat www.alltv.com.br). Participem também dando opiniões!  

Milton Galvani é o nome do crítico de nosso próximo programa CLICK. Muito se
nsato em suas observações, é psicólogo formado pela USP e trabalha com fotografia desde os 15 anos. Atualmente tem 39. Especializou-se em Psicologia da Percepção e Psicologia Analítica, trabalhou com áudio-visuais e vídeos institucionais, foi sócio de uma produtora de vídeo, dirigindo e editando vídeos institucionais e motivacionais. Em seu primeiro estúdio fotográfico, trabalhou com publicidade e fotos documentais. Depois entrou no mercado da moda e publicidade, trabalhando com médio e grande formato e estudando tratamento de imagem. Concomitantemente, continuou seus estudos em psicologia com grupos de estudo, cursos  e workshops de fotografia.

Há 10 anos, Milton vem trabalhando em estúdio com sua própria equipe, fazendo fotos de publicidade (retratos, produtos) , moda e institucional e tratamento de imagem para outros fotógrafos e agências. Além de desenvolver seu próprio trabalho autoral, também dá aulas para grupos específicos , com necessidades diferenciadas e é diretor de fotografia do Grupo Luminous, onde periodicamente faz leituras de ensaios fotográficos.


Beto Godoy é internauta assíduo do CLICK e mora em Mato Grosso do Sul. Vai participar do programa apresentando o ensaio "Festa Popular".

Ele é graduado em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e espec
ialista em imagem e som pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Trabalha com comunicação, especialmente nas áreas de radiodifusão e fotografia. Por 16 anos foi radialista, já deu aula de radiojornalismo e fotografia para cursos de arte, comunicação e tecnólogos.

Atualmente é assessor de comunicação em Campo Grande e está se dedicando a trabalhos autorais. Seu ens


Eduardo Chaves é jornalista, mora em São Paulo e trabalha no Diário do Grande ABC (www.dgabc.com.br). Faz pós graduação em Comunicação Empresarial e tem a fotografia como uma paixão que deixou de ser hobby há tempos. À convite do jornal, escreve sobre fotografia no blog FOTOCOLAGEM, que considera co
mo uma grande fonte de inspiração e de enriquecimento cultural.
Ele submete a avaliac'ão de Milton Galvani e dos internautas presentes o ensaio "Eterna Consola
ção", que pode ser visto na página http://www.evchaves.blogspot.com/



Oziel Reichelt é do Paraná e vai mostrar o ensaio "Raios". Fotógrafo há 17 anos, começou fotografando na área social. Trabalhou também com fotojornalismo. Tem como grandes paixões a fotografia social e a fotografia de natureza. Fotografar raios, para ele, é como um desafio, no qual é necessário apertar o botão na hora certa, descobrir onde eles aparecerão e, principalmente, saber quando parar, quando a beleza pode se transformar em risco.

Oziel participa ativamente da lista FotoBrasil e estuda, de forma autodidata, fotografia. Aberto a comentários, prefire as críticas aos elogios e está aguardando ansiosamente o que será dito sobre o seu ensaio, que pode ser visto na página http://www.flickr.com/photos/ozielfotos/sets/72157612609597320

Paulo Affonso Agapito de Veiga trabalha em Copacabana na Infoto®, marca fantasia da Lado A Comunicação ltda, estúdio publicitário, atuante desde a década de 80 em soluções de propaganda e imagens que vendem. Ele vai mostrar no CLICK o ensaio "A Luz ao Contrário", feito por meio de um processo em que há um interessante efeito, sem intervenção digital, de slides reproduzidos por uma "câmera clara".  Para acessar seu ensaio entre no sithttp://www.infoto.com.br/
e depois em clique em "Album", dentro do link "Portifólio" 



COMPAREÇAM ON LINE!!
A


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ARFOC-SP promove a exposição FotoContexto 2008




Um panorama do que de importante aconteceu no Brasil e no Mundo. Assuntos diversos, registrados por olhares sensíveis e sempre atentos de 62 repórteres fotográficos de todas as localidades do Estado. Ao todo são 82 painéis que compõem a exposição “FotoContexto 2008 - 4ª Mostra Anual de Fotojornalismo”, e registram um pouco da história do ano que passou. A Mostra é organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo – ARFOC-SP e está em seu quarto ano consecutivo. A abertura acontece no dia 2 de fevereiro e a exposição segue até o dia 20 de fevereiro, no Espaço Cultural Conjunto Nacional.

Nesse mosaico de imagens há fotografias da China olímpica, da emoção dos Jogos ao cotidiano desse país secular. O drama das enchentes em Santa Catarina registrado pelas lentes de fotojornalistas que arriscaram a vida para mostrar o sofrimento de pessoas que quase tudo perderam.

Há também o retrato político no ano em que elegemos os prefeitos das cidades. Cem horas de agonia e o triste desfecho com a morte de Eloá, a jovem que foi mantida refém pelo namorado, que mobilizou a atenção de todo o País. O Caso Isabella, em que o pai e a madrasta são acusados de terem matado a menina e que também foi motivo de comoção e indignação nacional. Entre as imagens de esporte, política, retratos de personalidades, protestos, flagrantes, há também cenas poéticas, outras inusitadas que ficam escondidas aos olhos dos desatentos, mas não passam aos dos repórteres fotográficos. Tudo isso junto compõem a exposição FotoContexto 2008, afinal, “os grandes momentos do jornalismo - para não dizer da História - ficam guardados numa foto”, segundo José Hamilton Ribeiro, jornalista com mais 50 anos de profissão e que assina o texto de abertura da exposição.

Serviço:AberturaData: 02 de fevereiro de 2009
Horário:das 19h às 21h

Visitação: 
Data: de 03 a 20 de fevereiro de 2009
Horários: 
de segunda a sexta-feira das 07h às 21hSábados, domingos e feriados das 10h às 21h

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, nº 2.073, Cerqueira César – São Paulo

Informações pelo telefone: (11) 3257-3991 
ou pelo site: www.arfoc-sp.org.br

Sobre a ARFOC-SPA Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, ARFOC-SP, é uma sociedade civil de cunho cultural, sem fins lucrativos e destituídos de caráter político-partidário.

A ARFOC-SP tem como objetivo incentivar e desenvolver ações sócio-culturais no estado de São Paulo, relacionados ao fotojornalismo. Atualmente a ARFOC-SP representa cerca de mil associados em todo o estado de São Paulo entre repórteres fotográficos e repórteres cinematográficos que atuam nas mais diversas mídias.

Há quatro anos a ARFOC-SP promove sistematicamente exposições anuais de fotojornalismo. Somados as exposições nestes dez últimos anos, a Associação conta com um acervo iconográfico de mais de 500 imagens, um retrato vivo da última década. Seleção de Imagens:Para essa mostra foram selecionadas 85 fotografias, dentre as quase 300 enviadas pelos associados, que foram montadas em 82 painéis. A seleção das imagens foi feita por Paulo Whitaker, atual presidente da ARFOC-SP; Flávio Florido, editor de fotografia do UOL e J.F. Diório, repórter fotográfico do jornal O Estado de S. Paulo.

Lista de expositores:
Alex SilvaAndré LessaAndre PennerAndré SilvaAntônio GaudérioApu GomesAri FerreiraAugusto PaivaBrígida RodriguesCelso JúniorCesar GrecoClaudinho CoradiniClayton de SouzaDaniel MobíliaDanilo VerpaDiego PadgurschiDjalma VassãoEdilson DantasEduardo KnappEduardo NicolauErnesto RodriguesEvelson de FreitasFernando PilatosFilipe AraújoFlávio FloridoHélvio RomeroJ.F. DiórioJoão PrudenteJonne RorizJosé Luis da ConceiçãoJosé PatrícioLeonardo SoaresManoel MarquesMarlene BergamoMastrangelo ReinoMiguel SchincariolMoacyr Lopes JuniorMônica BentoMônica ZarattiniNario BarbosaNilton FukudaPatricia SantosPatricia StavisPaulo LiebertPaulo PintoPaulo WhitakerReinaldo CanatoRicardo Nogueira
Ricardo SaibunRicardo TridaRobson VenturaRodrigo CocaRodrigo LimaSergio BarzaghiSergio CastroSergio DuttiSergio NevesTiago QueirozTiago SilvaToninho CuryValéria GonçalvezWerther Santana


Ficha Técnica
Exposição FotoContexto 2008 - 4ª Mostra Anual de Fotojornalismo AberturaData: 02 de fevereiro de 2009
Horário:das 19:00 às 21:00h

Visitação: 
Data: de 03 a 20 de fevereiro de 2009
Horários: 
de segunda a sexta-feira das 07h às 21hSábados, domingos e feriados das 10h às 21h

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, nº 2.073, Cerqueira César – São Paulo

Tipo:         Exposição Fotográfica Coletiva.

Número de expositores: 62 fotojornalistas do estado de SP. Tema: Fotografias de cunho jornalístico que retratam o ano de 2008. Número de painéis: 82 painéis fotográficos entre fotos cor e PB. Tamanho das fotos: Fotografias ampliadas no tamanho 40X60 cm, montadas em placas no tamanho 55X75 cm. Suporte / acabamento: PVC Expandido na cor preta.

  Texto de abertura:Agora é minha vez – por José Hamilton RibeiroOs grandes momentos do jornalismo - para não dizer da História – ficam guardados numa foto. Quem, pensando na 2ª Guerra, não se lembra dos quatro soldados erguendo o mastro da bandeira americana numa colina, no Japão? E é possível conversar sobre o Vietnã sem se lembrar da menina nua correndo, ferida, ou do bonzo se imolando na rua? E vale pensar em futebol sem ver a cara sorrindo de Pelé.

Em meu mais de meio século (?!) de reportagem, posso dizer que boa parte do que fiz dependeu - no resultado final, mas, também, na emulação e estamina necessárias numa cobertura - do foto-repórter. O fotógrafo japonês Keisaburo Shimamoto - o Shima, como a gente dizia - esteve comigo no Vietnã. E a repercussão que nossa reportagem teve deveu-se à imagem inesquecível que ele fez de mim, logo após o acidente que quase me levou. Com o passar dos anos a gente observa que muito mais pessoas se lembram mais da foto, do que do fato.

De certa forma, Shimamoto julgava-se responsável pelo meu ferimento. Ele que me pedira para ficar um dia mais no front, para "completar" seu portfólio da guerra. E nesse dia a mais...

Shima não saiu do meu lado, no hospital. Ou melhor, saiu sim - para beber (e chorar). Saia, bebia, chorava e voltava - sempre discreto, delicado, carinhoso. Mesmo de cara cheia (e olho vermelho), não era de bazófia ou falar alto.

Shima deu-me, naqueles primeiros e terríveis dias de hospital, algo que me valeu, me pôs pra cima e me salvou, a sua força moral. O Vietnã passou, continuei minha lida de repórter e, um feio dia, chega a notícia: Kei Shimamoto era um dos jornalistas no helicóptero de um general sul-vietnamita que fora atingido e explodiu no ar.(...)

Uns meses atrás, estando em Belém (do Pará), um colega jornalista vem me mostrar o livro "Réquiem", sobre jornalistas que morreram na Guerra do Vietnã. Lá estava a história de meu querido companheiro de reportagem. Lembrei-me então de que, ao saber de sua morte, e recordando o que ele fizera para me animar no hospital, escrevi um artigo: "Agora é a minha vez de chorar..."

O que restou de Shimamoto - parte de seu colete cheio de bolsos, um óculos escuros, pedaços amarelos de caixa de filme - foi encontrado só no ano passado. Demorou mais de 30 anos, mas agora sua família tem o que colocar num túmulo.

(Lembrando de Keisaburo Shimamoto, gostaria de homenagear os foto-jornalistas, esses que dão perenidade ao que a gente faz...junto!)

José Hamilton Ribeiro 

domingo, 1 de fevereiro de 2009

GANHE O LIVRO DE MANUK POLADIAN




Ganhe o livro "365 - 65 = nada", um documento sobre o Carnaval Paulistano, incluindo barracões, as quadras, a concentração e as personalidades. Tudo isso registrado pelo olhar de Manuk Poladian.

Para concorrer, basta nos contar que outras atividades profissionais o Manuk exerceu além de fotografia de casamentos e exposições?


O sorteio será no próximo domingo às 18h.