sexta-feira, 29 de maio de 2009

A HISTÓRIA DAS PRIMEIRAS AGÊNCIAS DE FOTOJORNALISMO NO CLICK

FOTO DE JOÃO BITTAR

O programa CLICK de domingo, dia 31 de maio, fecha a programação do mês do trabalhador fazendo uma homenagem às primeiras agências de fotojornalismo de São Paulo. Afinal de contas, foi graças ao trabalho dos fotógrafos e das fotógrafas que se uniram para criar agências como a Angular, a F4 e a Fotograma, foi possível uma regulamentação da profissão, além do exercício efetivo da Lei de Direito Autoral. Antes deles, o fotógrafo não tinha sequer o direito a ficar com os negativos de suas obras.

Neste domingo a partir das 19h, conversaremos com João Bittar, criador da Agência Angular, em 1985 e Delfim Martins, que junto a seu irmão Juca Martins, Nair Benedicto e Ricardo Malta, fundou a Agência F4 em 1979.

Então entrem em nosso canal de comunicação ao vivo na allTV para participar da entrevista com dois grandes fotógrafos brasileiros, e entender mais um pouco sobre essa importante fase da história da fotografia no país.


VEJA MAIS INFORMAÇÕES!

Sobre João Bittar (fonte: Imã Fotogaleria)

Atualmente editor de fotografia do Jornal Gazeta Mercantil, já editou também revistas como Época, Quem, Contigo, e jornais como Folha de S. Paulo e Diário de S. Paulo.

É o responsável pela implantação do processo de digitalização fotográfica do jornal Folha de São Paulo. Formou toda uma geração de fotógrafos, como Marlene Bergamo, Claudio Pedroso, Claudio Rossi e Egberto Nogueira, entre outros.


Sobre Delfim Martins (fonte: Calendário Pirelli Masp)

Radicado no Brasil, iniciou a carreira de fotógrafo em 1973 na cidade de São Paulo. Em 1975 foi contratado pela revista Visão e posteriormente assumiu a direção do departamento fotográfico da revista (1979-1984). A partir de 1984, passou a trabalhar para publicações e perfis institucionais de empresas. Em 1991, após a dissolução da F4, fundou com Laura Del Mar e Juca Martins a Pulsar Imagens. A partir de 1986 dedicou-se principalmente a documentação da agricultura do estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil, trabalhando na área editorial e para empresas do setor.

PALESTRA DE JOÃO BITTAR NO YOUTUBE


A

quinta-feira, 21 de maio de 2009

HELIO CAMPOS MELLO NO PROGRAMA CLICK

Assembléia em São Bernardo do Campo (abril de 1980)

No domingo, dia 24 de maio, a partir das 19h na allTV, entrevistaremos o fotógrafo Hélio Campos Mello, ao vivo, por meio do chat http://www.alltv.com.br.

Atualmente, diretor de redação da revista Brasileiros, Helio Campos Mello trabalhou na revista Veja, no jornal Estado de S. Paulo, e na Agência Estado. Dirigiu a revista Isto É (que sob o seu comando, recebeu 10 prêmios Esso) por 12 anos, até fevereiro de 2006, ano em que fundou a revista Brasileiros. Como correspondente de querra, cobriu a invasão americana ao Panamá e junto com William Waack, trabalhou na Guerra do Golfo, onde foi preso por tropas iraquianas. Também trabalhou ao lado de Mino Carta.


Prestigiem nosso espaço de comunicação interativo participando do chat com perguntas e comentários. Façam o cadastro na allTv com antencedência. Entrem no site http://www.alltv.com.br e se preparem para o próximo CLICK!

VEJA TAMBÉM
Entrevista com Hélio Campos Mello no Fotosite

A equipe do CLICK selecionou uma pequena amostra das fotos de Hélio Campos Mello para o blog. No domingo, dia 24/05, fiquem ligados na TV da Internet durante o próximo programa CLICK para participar da entrevista ao vivo e ver o restante do material que Hélio Campos Mello separou para mostrar no CLICK. Não percam o próximo programa!!


Manifestação estudantil em São Paulo (maio de 1977)



Luis Inácio Lula da Silva na porta da fábrica da Volkswagem (setembro de 1980)



Kwait (1991)



Invasão dos EUA ao Panamá (1988)



greve dos metalúrgicos (07/05/80)



Gastao Vidigal (maio 1979)



Collor e Bush em Washington (junho de 1991)





A


sexta-feira, 15 de maio de 2009

CLICK NO CHÃO DE FÁBRICA

Domingo, dia 17 de maio, o programa CLICK continua a homenagem aos trabalhadores entrevistando Wladimir Souza e o Paulo Pepe, dois fotógrafos engajados no movimento sindical.

 O Wladimir já foi pro Haiti denunciar abusos das forças da ONU por lá. O Pepe é fotógrafo do Sindicato dos Bancários. 

Estaremos ao vivo a partir das 19h na TV da Internet, no site http://alltv.com.br.

Agendem-se para participar conosco do CLICK, ao vivo!


A

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Trabalho é tema de entrevistas ao vivo no Click

Para lembrar o mês do trabalhador, o Click inicia uma série de entrevistas sobre o trabalho com fotografia.
No dia 03, domingo, como sempre a partir das 19h, o primeiro entrevistado ao vivo na TV da Internet (http://www.alltv.com.br/) foi José Bassit, reconhecido por seu trabalho autoral.

Algumas das fotos dele estão no site http://www.arcapress.com/