sábado, 3 de maio de 2008

CLICK "DE OLHO NOS MANANCIAIS"

A Expedição Fotográfica "De Olho nos Mananciais - Uma jornada cívica, ecológica e fotográfica às represas Billings e Guarapiranga", é o tema do programa CLICK deste domingo, 4 de maio, às 19 horas no site http://www.alltv.com.br/.

O fotógrafo Iatã Cannabrava (autor das duas fotos apresentadas aqui) coordena a expedição e estará no CLICK para explicar detalhes do projeto, ao vivo! Iatã é expert em criar e organizar workshops abrangentes, abertos à participação de todos interessados por fotografia. Foi o criador, entre outros projetos de fôlego, do Foto São Paulo.


A expedição faz parte do projeto "De Olho Nos Mananciais", desenvolvido pelo Instituto Socioambiental em parceria com o Sesc-SP. A jornada fotográfica é realizada pelo Estúdio Madalena, de Iatã Cannabrava. O principal objetivo desse trabalho é alertar a população de São Paulo sobre a grave situação das fontes de água da metrópole, promovendo o uso racional da água.

Serão registrados diversos pontos ao redor das represas da zona sul da Grande São Paulo. Profissionais consagrados do ramo da fotografia (entre eles Rosa Gauditano, Klaus Mitteldorf e João Kulcsár, que já participaram em edições anteriores do CLICK) coordenarão grupos de fotógrafos (entre amadores e profissionais) inscritos. Grupos formados por entidades locais, clubes e universidades também devem participar.

A expedição acontecerá no dia 1 de junho e qualquer pessoa, com qualquer tipo de câmera fotográfica, poderá se inscrever. As inscrições para participar da expedição vão até 18 de maio e são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas site do projeto -www.mananciais.org.br/site/index_html.

O mutirão vai visitar as represas, discutir temas relacionados à preservação das águas em São Paulo e fotografar paisagens locais, retratando aspectos naturais e humanos. Cada participante da expedição terá uma foto incluída em uma exposição e em um livro.

Não perca o Click deste domingo no
http://www.alltv.com.br/, a partir das 19h. O meio ambiente precisa da consciência e atitude de todos nós!








I a t ã C a n n a b r a v a

Iatã Cannabrava nasceu no Brasil em 1962 e viveu até 1980 em diversos países da América Latina, acompanhando o exílio político de seus pais. No Brasil, iniciou atividades como fotógrafo desenvolvendo uma série de trabalhos de caráter social e documental, sempre como freelancer. Atualmente, seus trabalhos documentais tem destaque, como a paisagem urbana das cidades, da periferia das grandes metrópoles (ensaio “Uma Outra Cidade”), assim como pesquisas artísticas com processos de decomposição da imagem (fungos e bactérias).

Já realizou mais de 40 exposições, foi ganhador do prêmio P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985, um dos contemplados do concurso Marc Ferréz da Fundação Nacional da Arte em 1987, e do Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1996. Publicou 8 livros e tem suas fotografias nas coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, coleção particular Joaquim Paiva e MAM - São Paulo. Foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo, e como produtor cultural na fotografia, organizou mais de 30 exposições, ministrou mais de 15 workshops, criou e dirige a Clínica Fotográfica (centro de pesquisa e aperfeiçoamento da fotografia), e o Estúdio Madalena, onde foram realizados mais de 80 workshops, além de projetos especiais, como Revele o Tietê que Você Vê – uma expedição cívica, ecológica e fotográfica ao Rio Tietê, em 1991; o Projeto Foto São Paulo – Jornada Cívica e Fotográfica Pela Recuperação do Centro de São Paulo, em 2001; e o Projeto Povos de São Paulo - Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica, em 2004.





NAVEGUE NOS CLICKS




site da Imã Fotogaleria




A

0 comentários: