domingo, 1 de junho de 2008

CLICK NO BURACO DA AGULHA

MIRANTE DO BANESPA (fotos feitas com pinhole por Aurélio Néspoli)


O CLICK de hoje mostrou, em detalhes preciosos, como uma pinhole funciona. Pinhole (do inglês pin-hole: "buraco de alfinete") é uma câmera fotográfica sem lente, que faz fotos diretamente em papel fotográfico ou negativo com o controle da entrada de luz de um pequenino orifício feito previamente em um recipiente como uma lata, uma caixa de papelão, ou mesmo uma câmera adaptada, sem a objetiva.

Aurélio Néspoli, físico, professor e apaixonado pela "arte do improviso" (já que a pinhole não tem visor, não é possível ver a imagem que está sendo sensibilizada antes de se revelar a foto) veio diretamente da expedição fotográfica De Olho Nos Mananciais para mostrar as máquinas que construiu e as belas fotos que já fez.

Néspoli trabalha com pinholes desde 2004. Atualmente, suas fotografias estão em uma exposição em Rio Claro, num colégio que está adotando a técnica de se fotografar sem visor e sem lente como ferramenta pedagógica. Tão simples como abrir e fechar um buraquinho em uma lata, mas tão fundamental para novas gerações terem mais acesso ao exercício da leitura de imagens. São 500 alunos que estão trabalhando com fotografia em sala de aula. O CLICK parabeniza a iniciativa e deseja ver os resultados das artes das crianças.

Apresentamos aqui algumas das imagens que Aurélio Néspoli mostrou no ar, ao vivo e com comentários, e alguns links que mostrarmos aos internautas no final do programa0. Não percam o próximo CLICK!!


OUTRO SITE DO AURÉLIO NÉSPOLI

O SITE DA CECILIA LASZKIEWICZ, QUE TAMBÉM FOTOGRAFA COM PINHOLE

PÁGINAS QUE INFORMAM SOBRE O DIA MUNDIAL DA PINHOLE (WPPD)
http://feaznar.multiply.com/calendar/item/10424/Dia_Mundial_da_Fotografia_Pinhole


O HANGAR QUE SE TRANSFORMOU NA MAIOR CÂMERA ESCURA DO MUNDO
MAIS SITES SOBRE PINHOLE:


RUA 25 DE MARÇO





AUTO-RETRATO





AVENIDA SUMARÉ





CATEDRAL DA SÉ

FREGUESIA DO Ó





PRIMEIRA MESQUITA DO BRASIL (AVENIDA DO ESTADO)






A


1 comentários:

Aurélio disse...

Oi Brígida, foi um grande barato participar do Click para falar, expor e discutir a fotografia Pinhole. Gostei muito. Você e o Carlos têm muita energia e acho que o programa é um canal de referência na discussão da arte fotográfica, no mundo. Eu não diria do Universo porque ainda não se encontrou vida extraterrestre... rs, rs...
A propósito: lindas as fotos do seu portfólio.
Beijão,
Aurélio