sexta-feira, 11 de julho de 2008

KLAUS MITTELDORF EM PARIS, ROMA, JAPÃO E TAMBÉM NO CLICK


As fotos de Klaus Mitteldorf foram premiadas no Japão, na bienal de Roma e também serão expostas em Paris. Seguindo esse roteiro mundial, o programa CLICK entrevista, ao vivo, o fotógrafo brasileiro Klaus Mitteldorf na allTV no domingo, dia 13/07/2008. O programa passa no site www.alltv.com.br a partir das 19h e é aberto à participação dos internautas por meio do chat.

Klaus Mitteldorf já recebeu três Nikon Photo Contest International. Em 1980, 1982 e 1986. Em 2002, ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Fotografia. No início do ano, com duas fotos da Ana Paula Arósio, trouxe ao Brasil o 3º lugar na Bienal Internacional de Arte de Roma. Agora, o prêmio mais recente vai levar os trabalhos “O último grito” (de 1998) e “Introvisão” (de 2006) para a cidade de Higashikawa, no Japão. A exposição começa a partir do dia 2 de agosto de 2008. Mas tem mais! Em novembro, no Mês
Internacional Fotografia, Klaus participa de uma exposição em Paris, na
galeria Sycomoreart, com uma mostra inédita sobre São Paulo.

Klaus começou a fotografar aos 19 anos, fazendo fotos de surf para a revista Brasil Surf. Hoje fotografa para os mercados de moda e publicidade. Arquiteto de formação, tem na essência de seu trabalho fotográfico a busca pelas formas perfeitas. Contestador, provoca as pessoas com uma estética de composição por contrastes de elementos, de formas e de cores.

Experimentalista, cria técnicas pessoais de registro, como a que usa xerox para jogar jatos de tinta nos originais dos trabalhos. Para a maioria dos trabalhos, até hoje usa uma Nikon FM2. Trabalha também com uma Hasselblad X- Pan panorâmica, uma Pentax 6x7 e também a Contax 4,5x6 para editoriais de moda, nus e fotografias que exigem mais versatilidade. Tem uma Nikkonos V e
uma Nikkono RS, autofocus que
aguenta a profundidade de até 300 metros. Em estúdio e fotos externas utiliza iluminação de cinema para fotografar, aliada às condições de iluminação natural.

Para que vocês entrem um pouco na rotina de Klaus Mitteldorf, oferecemos aqui no blog uma lista de livros publicados e uma série de vídeos, feita por artistas plásticos convidados pela revista Época Negócios para fazerem suas versões sobre os bastidores das fotos que Klaus Mitteldorf fez de Alexandre Hohagen, presidente do Google no Brasil. Vejam o fotógrafo com a sua Nikon FM2 durante os CLIKS e entrem no site www.alltv.com.br domingo a partir das 19h!


LIVROS PUBLICADOS

2006: Almaquática (tem como co-autoreso designer gráfico David Carson e o jornalista Sidney Tenucci, da ed Terra Virgem, São Paulo)
20
06: Introvisão (ed. do Autor, São Paulo)
2005: Mermaids (tem como co-autor Sven Hoffmann, ed. Gingko Press, Hamburgo)
2005: Klaus Mittledorf: Coleção SENAC de Fotografia, vol 9 (Ed. SENAC, São
Paulo)
2001: Katharsis (ed. DBA, São Paulo)
1998: O Último Grito (ed. Terra Virgem, São Paulo)
1992: Klaus Mitteldorf Photographs (ed. ArtForum, Frankfurt)
1989: Norami (ed. Rotovision, Mies; ed. Watson-Guptill, New York)
1995: Divas (ed. Nike Verlag, Munique)
1993: Klaus Mitteldorf, Portfolio (ed. Agenes Schwenzel, Nuremberg)




















MAIS CLICKS


GALERIA VIRTUAL NO SITE DA IMAFOTOGALERIA

FOTOS NA COLEÇÃO PIRELI MASP

SOBRE O LIVRO INTROVISÃO

GALERIA DE FOTOS NO SAMBAPHOTO

HOMENAGEM A KLAUS VIDEO FEITA EM 2006 PARA O DIA DO SURF

LIXEIRA MALUCA - CONFIRA O EXPERIMENTALISMO DO FOTÓGRAFO EM VÍDEO FEITO COM CELULAR N95 DA NOKIA



A

3 comentários:

Jose Luiz Pedro disse...

Ola Brigida

Já tem o programa on demmand pois nunca consigo ver aos domingos...

Marcos Cutolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Cutolo disse...

Oi, Brígida!

é o Luiz, que faz o LOUNGE CULTURAL, programa antes do seu! ;)

Foi muito legal conversar com você, Carlos e conhecer o Klaus também!

O blog do CLICK já tá com link lá no meu, OK?

grande abraço
Luiz. :)