domingo, 29 de junho de 2008

CLICK COM OS FOTÓGRAFOS DO SPFW

Gisele Bündchen foi a capa da Key, no click de Mario Fontes)
O CLICK do domingo dia 30/06 foi inovador como a moda, tema que uniu dois fotógrafos nos estúdios da allTV para fazer nosso programa ao vivo. Uma semana antes do programa, Mario Fontes e Daniel Malva estiveram no SPFW (São Paulo Fashion Week) 2008 fotografando para a revista Key, da House Of Palomino, da jornalista e consultora Érika Palomino. Mas além dos trabalhos comerciais, o que surpreendeu mesmo foram os trabalhos autorais de ambos.

Quem esteve conectado no site http://www.alltv.com.br/ a partir das 19h viu belos clicks e certamente aprendeu com o trabalho dos fotógrafos.

O paulista Mario Fontes começou na fotografia
em 1986, fazendo assistência no Estúdio Abril, uma "fábrica de imagens" que lançou alguns profissionais como Mauricio Nahas (vencedor do Conrado Wessel 2005) e Pedro Martinelli que, nessa época, era o diretor dos profissionais que lá trabalhavam. Mário Fontes também foi assistente no estúdio Bob Wolfenson e, na década de 90, trabalhou para o jornal Folha de São Paulo, como fotojornalista exclusivo na cobertura de desfiles de moda em São Paulo e Paris. Com Lilian Pacce, acompanhou as primeiras edições do SPFW. Também trabalhou na coluna de Joyce Pascowitch e, quando saiu da Folha, foi convidado para trabalhar com publicidade, como segundo fotógrafo de Luis Crispino.


Diversão-9 (Díptico de Mário Fontes)

Divertir-4 (Díptico de Mário Fontes)


Mário Fontes mostrou o trabalho Dipticos no CLICK, um projeto fotográfico pessoal que provoca a reflexão com pares de imagens díspares e completares ao mesmo tempo. Cada um possui nome próprio e uma reflexão. Os Dípticos, que já foram expostos na Pinacoteca, são constantemente criados por Mário que, todas as quintas-feiras, manda novos pares de fotos a um mailing com mais de 600 pessoas. Quem se interessar pode entrar no site de Mario Fontes e pedir para receber as imagens semanalmente. Ou aguardar até que chegue às livrarias um livro, que já conta com o apoio da Lei Rouanet.

O fotógrafo Daniel Malva nasceu em Ribeirão Preto e começou a desenhar aos 13 anos num estúdio de Publicidade. Em 1998, decidiu mudar de área e ingressou na faculdade de Biologia. Trabalhou por 3 anos no Projeto Genoma e descobriu sua habilidade como pesquisador. Mas deixou a Biologia quando conheceu a fotografia. Trabalhou com Silvio Pinhatti, laboratorista conhecido como um dos artesãos da fotografia. O interesse pelo trabalho fez com que decidisse aperfeiçoar seus conhecimentos com um curso de graduação. Formou-se, então, bacharel em fotografia pelo SENAC em 2006.

Daniel mostrou trabalhos em que explora uma nova abordagem no uso da técnica. Ele trabalha com três, quatro, cinco flashes, interfere nas cores com filtros coloridos e modifica a própria câmera fotográfica. Com um estranhamento do olhar, vem criando uma nova linguagem na fotografia digital.


Foto: Daniel Malva

Vale a pena também conhecer as imagens do trabalho Ocaso, reveladas com um químico criado pelo fotógrafo-biólogo-pesquisador. Atentem para o detalhe de que ele não usa photoshop e curtam as imagens, disponíveis também no FLICKR!

(Foto: Daniel Malva)


(Foto: Daniel Malva)





MAIS PARA QUEM QUER MAIS CLICKS

APRESENTAÇÃO (TEXTO) DE MARIO FONTES E FOTOS DE BANCO DE IMAGENS DISPONÍVEIS NO NEXTFOTO

MATÉRIA SOBRE OS DIPTICOS NO http://www.photografos.com.br/

REPORTAGEM NO ESTADÃO SOBREO TRABALHO DE DANIEL MALVA

REPORTAGEM NA FHOX SOBRE SILVIO PINHATI





A

quinta-feira, 19 de junho de 2008

MARCIO SCAVONE NO CLICK




Amadores e profissionais de plantão: separem as poltronas virtuais para participar de mais uma edição, imperdível, do CLICK. Marcio Scavone vai estar conosco no estúdio, domingo, dia 22 de junho, a partir das 19h, respondendo às perguntas dos internautas que estiverem on line no site da allTV. Conhecido por ser o fotógrafo das celebridades, ele tem fotos na coleção Pirelli Masp e no Museo de Arte Moderna do Rio de Janeiro. É um dos 50 fotógrafos que participam do livro comemorativo de 50 anos das câmeras suecas Hasselblad.

Scavone começou a fotografar cedo, com a Rolleiflex do pai, fotógrafo amador. Aos 16 anos, já fazia assistência para fotografia de publicidade. Apaixonado por retratos, consagrou-se também fazendo fotos para a revista Carta Capital, ampliando o público admirador de seu trabalho. Extremamente versátil, circula entre a publicidade, a moda, onde se formou, e o retrato.

Seus livros (Entre a Sombra e a Luz, Luz Invisível, ambos lançados pela editora DBA) apresentam seu trabalho como excelente retratista. Já A Cidade Ilustrada, de sua própria editora Alice, mostra os grafites de São Paulo.


Participem do
CLICK, nosso programa de fotografia!



VEJAM MAIS CLICKS


RETRATOS DE MARCIO SCAVONE NO FOTOSITE fotosite.terra.com.br/portfolios/marcioscavone.swf

ENTREVISTA PARA A REVISTA FHOX

COLEÇÃO PIRELLI DE FOTOGRAFIA




A

terça-feira, 10 de junho de 2008

ANTÔNIO AGUILLAR TRAZ QUATRO DÉCADAS DE FOTOGRAFIA NO CLICK

Avenida São João
No domingo do dia 15 de junho, a partir das 19h, teremos outro convidado ilustre no CLICK. Antonio Aguilhar, que fotografa desde os anos 40 (época em que chegou até a retocar negativos de vidro) estará conosco nos estúdios da allTV.

De São José do Rio Preto, ele trouxe uma câmera de fole 6X9 para começar a trabalhar a carreira em São Paulo. Em 1950, já com uma máquina Speed Graphic (de última geração, na época) Aguillar entrou para a reportagem fotográfica. Foi um dos primeiros profissionais a trabalhar com a Rolleiflex em jornalismo. Atualmente ell faz seus clicks com uma Sony 5.0 mega pixels.



Vale do Anhangabaú

Antonio Aguillar trabalhou durante 10 anos para os jornal O Estado de São Paulo. Hoje possui um raro acervo de flagrantes e personalidades. Podemos ver alguns deles na exposição Memórias da Cidade de São Paulo, no saguão do Hotel Jaraguá, onde funcionou por alguns anos a redação do jornal O Estado de S.Paulo.

E domingo, a partir das 19h no http://www.alltv.com.br/, você terá a oportunidade de conversar com ele, ao vivo, no CLICK, que sempre traz o melhor da fotografia para você!



VEJA UM ENSAIO DE ANTONIO AGUILLAR NO SITE O JORNALISTA





A

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CLICK COM O MESTRE DOS ENSAIOS


O fotógrafo Claudio Edinger participa do próximo CLICK no dia 08 de junho.

Conhecido como o "mestre dos ensaios",

Claudio Edinger é um excelente retratista, referência na fotografia e arte brasileira e autor de trabalhos premiados em diversos países.

O reconhecimento público gera uma lista dos prêmios que aumenta à medida que vão sendo feitos os elaborados clicks do fotógrafo carioca. No site da Imã fotogaleria, uma notícia que divulga um dos muitos ensaios do fotógrafo ("De Jesus a Milagres"), informa sobre alguns. Dois livros feitos por Edinger ("Chelsea Hotel" e "Venice Beach") foram premiados com o "Leica de Excelência".



Wood Allen

Hotel Chelsea

Venice Beach

Juqueri

O trabalho no Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em São Paulo ganhou o "Ernst Haas" em 1990. O livro "Carnaval" chamou a atenção até no outro lado do mundo, e trouxe ao Brasil em 1999 o prêmio japonês "Higashikawa", de melhor fotótografo estrangeiro. "Habana Vieja" foi um dos dez melhores livros do ano eleito pela revista American Photo em 1997.

Esse ano, Claudio Edinger comemora 30 anos de fotografia. São três décadas em que ele vem nos proporcionando uma coleção de livros que publica desde que deixou São Paulo, em 1975, objetivado a fazer a primeiro deles com o resultado do trabalho em New York. O sucesso na empreitada não demorou. Em 1979 já estava dando aulas na New School. Desde então, vem publicando fotos em veículos de comunicaçnao como a revista "Time", "Newsweek", "Vanity Fair", "Fortune" e "Forbes".


Old Havana



Carnaval


Claudio Edinger estará conosco, nos estúdios da allTV, recebendo comentários e perguntas de nossos internautas no CLICK. Apareçam às 19h para o CLICK!!!


TEXTO DE AMIR LABAKI (DIRETOR DO MUSEU DA IMAGEM E SOM DE SÃO PAULO) SOBRE A OBRA CITYSCAPES
http://www.pontosdevista.net/expoi.php?id=167




A

terça-feira, 3 de junho de 2008

CLICKS

Alguns CLICKs de Brígida Rodrigues







SlideShare Link



A

domingo, 1 de junho de 2008

CLICK NO BURACO DA AGULHA

MIRANTE DO BANESPA (fotos feitas com pinhole por Aurélio Néspoli)


O CLICK de hoje mostrou, em detalhes preciosos, como uma pinhole funciona. Pinhole (do inglês pin-hole: "buraco de alfinete") é uma câmera fotográfica sem lente, que faz fotos diretamente em papel fotográfico ou negativo com o controle da entrada de luz de um pequenino orifício feito previamente em um recipiente como uma lata, uma caixa de papelão, ou mesmo uma câmera adaptada, sem a objetiva.

Aurélio Néspoli, físico, professor e apaixonado pela "arte do improviso" (já que a pinhole não tem visor, não é possível ver a imagem que está sendo sensibilizada antes de se revelar a foto) veio diretamente da expedição fotográfica De Olho Nos Mananciais para mostrar as máquinas que construiu e as belas fotos que já fez.

Néspoli trabalha com pinholes desde 2004. Atualmente, suas fotografias estão em uma exposição em Rio Claro, num colégio que está adotando a técnica de se fotografar sem visor e sem lente como ferramenta pedagógica. Tão simples como abrir e fechar um buraquinho em uma lata, mas tão fundamental para novas gerações terem mais acesso ao exercício da leitura de imagens. São 500 alunos que estão trabalhando com fotografia em sala de aula. O CLICK parabeniza a iniciativa e deseja ver os resultados das artes das crianças.

Apresentamos aqui algumas das imagens que Aurélio Néspoli mostrou no ar, ao vivo e com comentários, e alguns links que mostrarmos aos internautas no final do programa0. Não percam o próximo CLICK!!


OUTRO SITE DO AURÉLIO NÉSPOLI

O SITE DA CECILIA LASZKIEWICZ, QUE TAMBÉM FOTOGRAFA COM PINHOLE

PÁGINAS QUE INFORMAM SOBRE O DIA MUNDIAL DA PINHOLE (WPPD)
http://feaznar.multiply.com/calendar/item/10424/Dia_Mundial_da_Fotografia_Pinhole


O HANGAR QUE SE TRANSFORMOU NA MAIOR CÂMERA ESCURA DO MUNDO
MAIS SITES SOBRE PINHOLE:


RUA 25 DE MARÇO





AUTO-RETRATO





AVENIDA SUMARÉ





CATEDRAL DA SÉ

FREGUESIA DO Ó





PRIMEIRA MESQUITA DO BRASIL (AVENIDA DO ESTADO)






A