domingo, 21 de junho de 2009

DEBATE SOBRE ABUSO DE PHOTOSHOP NO CLICK












À ESQUERDA, FOTO SEM MANIPULAÇÃO DE PEPE, À DIREITA, FOTOS NA REVISTA QUEM

Colegas que acompanham o CLICK,

Hoje, dia 21 de junho, a partir das 19h, faremos um bate-papo na allTV ao vivo muito importante para contribuirmos com o entendimento da fotografia em nossa sociedade. Vamos conversar s0bre os abusos que vem sendo feitos no jornalismo por meio da ferramenta de trabalho photoshop.

Essa conversa surgiu da necessidade de espaço coletivo de comunicação após casos recentes de ostensiva manipulação de imagem. A equipe de produção do CLICK saiu então em busca de um profissional para participar de um debate com o fotógrafo Clicio Barroso, autor de livros de referência como ADOBE PHOTOSHOP LIGHTROOM e PHOTOSHOP, OS 10 FUNDAMENTOS.

Depois de conversarmos com a equipe de fotografia da revista Trip, que não pode encaminhar alguém devido ao fechamento e depois de contatos,
sem sucesso, com o diretor de arte da Playboy em exercício e com a assessoria de imprensa da revista, agendamos a nossa entrevista com Ivan shupikov, um dos fotógrafos que trabalha para a editora Abril.

Partipem de nossa conversa ao vivo, mandando comentários e perguntas por meio do chat http://www.alltv.com.br.

VEJAM MAIS INFORMAÇÕES

SOBRE DESASTRES DO PHOTOSHOP

http://photoshopdisasters.blogspot.com/

SUZANA VIEIRA
"Super Creme Photoshop", post no Pictura Pixel

Fotografias sem retoques, na revista Quem


SOBRE O CLICIO

(blog do Clício: http://clicio.wordpress.com/)
Natural de São Paulo, Clicio foi assistente de câmera e de direção de cinema, enquanto cursava a Camera Photoagenthur / Nikon School of Photography.
Trabalhou na Editora Abril como assistente de fotógrafo por dois anos. Como profissional, morou e trabalhou em New York, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Madrid, Lisboa e Atenas, fotografando editoriais de moda e publicidade. Atualmente, trabalha para clientes diretos nacionais e norte-americanos, e para as agências de publicidade.
Participa regularmente de exposições coletivas e individuais, e por três vezes recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria Fotografia.
Na área digital, teve oportunidade de aprender com Dan Margulis, Scott Kelby, Deke McClelland, Jack Davis, Matt Kloskowski, Tim Grey, Peter Krogh, entre outros nomes.
Com grande experiência em fotografia digital e gerenciamento de cores, Clicio tem ministrado cursos, palestras e workshops em escolas, faculdades e cursos de pós graduação, em instituições como o SENAC, UEL, Escola Panamericana, entre outras.
Clicio também é diretor da Associação de Fotógrafos Fototech, é colunista da revista PhotoPro, além de colaborador eventual das revistas Fotografe, Photos, Desktop, e PhotoshopPro.

SOBRE IVAN SHUPIKOV

Ivan Shupikov - 38 anos - Paulistano
http://www.shupikov.com.br e http://shupikov.blogspot.com
Tem trabalhos pessoais em Polaroids e LOMOGRAFIAS. (anti-Photoshop)
Adora viajar, jogar boomerangue e comer junk foods em geral.
1989/90 Cursos de fotografia no Senac
1991/94 Staff inicial da revista Tribo Skate
1994/96 Assistencia para fotografos de Publicidade(Paulo Vainer, Mauricio
Nahas, Ricardo Barcelos, Enio Berwanguer, Rafic Farah...)
1996/00 Professor da Escola Panamericana de Artes + Assistencia freela
2000/01 Reporter fotografico do Jornal Noticias Populares + Assistencia freela
2001/08 Fotografo Freela para diversas revistas (Capricho, Superinteressante, Vida Simples, Payboy, VIP, TRIP, TPM,MIT, Living Alone, Lounge, Vogue, HIGH, MTV...)
2007/09 Fotografo do The Girl do Terra + Freela para revistas e publicidade

A

2 comentários:

Jrrhack disse...

Eu gostaria de ver como rolou esse bate papo, tenho como assistir este programa nos arquivos?

Ivan Shupikov disse...
Este comentário foi removido pelo autor.