quarta-feira, 5 de novembro de 2008

LAMBE-LAMBE VENCE PORTO SEGURO BRASIL E PARTICIPA DO CLICK COM CURADOR DO PRÊMIO E ARTISTA VENCEDORA NA CATEGORIA PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

RELEITURA: RETRATO FEITO POR TONHO CEARÁ É FOTOGRAFADO NOVAMENTE POR LUIZ SANTOS, QUE PREFERIU DEIXAR O PERSONAGEM EM NEGATIVO, "REVELANDO" ASSIM O TRABALHO DO LAMBE-LAMBE

O programa CLICK de domingo, dia 09/11, vai viajar do retrato lambe-lambe à artemídia, ao vivo, no chat da allTV a partir das 19h.

Cildo Oliveira, criador e curador do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, participa de um bate-papo virtual com os vencedores de 2008 nas categorias "Brasil" (Tonho Ceará, ou
Antonio Monteiro Góis, fotógrafo lambe-lambe de Juazeiro do Norte) e "Pesquisas Contemporâneas (Maristela Wink, artista do Paraná).

É uma boa oportunidade para conversarmos sobre história da fotografia brasileira e sua produção contemporânea além, é claro, de tirarmos dúvidas sobre o prêmio, com quem o criou há oito anos.

Veremos alguns dos retratos de Tonho Ceará, digitalizados com a ajuda do pernambucano Luiz Santos, que também estará presente nos estúdios da allTV. Ele conheceu Tonho em Recife, na praça Dom Vital, onde
posou para um retrato. Essa foi a primeira imagem de um acervo que atualmente conta com mais de mil fotografias. "É provável que seja o maior (em se tratando de lambe-lambe) do Brasil, ou quem sabe do mundo", afirma Luiz Santos, "já que a maioria do fotógrafos lambe-lambes joga fora as matrizes assim que entregam as fotos aos clientes". Foi Luiz, também fotógrafo, quem inscreveu as fotos de Tonho Ceará no Prêmio Porto Seguro.

O lambe-lambe
trabalha em Recife há 30 anos e é o único ainda em exercício da profissão, dos 22 que trabalhavam no local. De agosto de 2006 a fevereiro de 2008, ele e Luiz Santos fizeram uma viagem pelo nordeste do Brasil que resultou em um filme. O objetivo era encontrar a alma da gente brasileira por meio da magia do retrato. O filme Cinema de Dois Tões (da expressão "dois tões" ou "dois tostões", feito com poucos recursos) faz parte do projeto A Volta do Lambe-Lambe, patrocinado pelo edital de cultura do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).

Para complementar nossa jornada fotográfica no tempo, conheceremos o trabalho A Última Ceia - Uma Poética da Mulher, de Maristela Winck, que começou com uma pesquisa em poéticas visuais. A obra é uma produção plástica que trabalha com transparência, sobreposição e fragmentação, refletindo sobre o comportamento do ser humano atual frente ao mundo contemporâneo.

Maristela Winck é de Pato Branco, Paraná. Vive em São Leopoldo e trabalha em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Formada em Letras, fez duas pós-graduações com ênfase em fotografia, gravura e imagem digital, já participou de 21 exposições coletivas e oito individuais. Entre as mais recentes estão Ritual, na Galeria Iberê Camargo, no Rio Grande do Sul e A Santa Ceia, no Museu de Arte de Santa Catarina.

Veja abaixo reproduções dos trabalhos dos fotógrafos, informações sobre Cildo Oliveira e se prepare para nosso bate-papo de domingo. Não se esqueça de fazer o cadastro no site http://www.alltv.com.br para garantir a sua poltrona virtual!



Maristela Winck ganhou com o trabalho A Última Ceia - Uma Poética da Mulher






Retratos feitos pelo fotógrafo
lambe-lambe Tonho Ceará





VEJA TAMBÉM A RELAÇÃO COM TODOS OS PREMIADOS DO PRÊMIO PORTO SEGURO NO SITE DA CONFOTO



Sobre Cildo Oliveira

Cildo Oliveira, de Recife (PE), radicou-se em São Paulo e trabalha em espaços urbanos com telas, objetos, fotografia, estruturas, arte ambiental, instalações e interferências. Pesquisa papel manufaturado e utiliza em suas pinturas técnicas e suportes mistos, pigmentos acrílicos e naturais, criando novas dimensões com imagens recorrentes à cultura indígena brasileira. Desenvolve trabalhos de educação na arte e é também, além de criador e curador do Prêmio Porto Seguro, o curador do Atelier Amarelo.

Cildo Oliveira possui obras em vários museus, acervos e coleções particulares, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Galeria Metropolitana do Recife. Participou de mostras individuais e coletivas como Cidadania - SESC/Pompéia-SP, Panorama da Arte Brasileira sobre Papel - MAM/SP e XXIII Prêmio Joan Miró/Espanha.


Sobre outros Lambe-lambes

MATÉRIA NO PORTAL PHOTOS SOBRE A EXPOSIÇÃO "O MUNDO REAL É UMA FOTOGRAFIA", QUE OS FOTÓGRAOS LUIZ SANTOS E TONHO CEARÁ FIZERAM NO MUSEU DA CIDADE DE RECIFE



FOTOS DO FOTÓGRAFO BENEDITO CÂNDIDO SILVA QUE, APESAR DE SER RECONHECIDO POPULARMENTE COMO LAMBE-LAMBE EM APARECIDA DO NORTE, REVELA OS FILMES EM LABORATÓRIO PARA ENTREGAR AOS CLIENTES



ARTIGO "DESCONHECIDOS ÍNTIMOS" - O IMAGINÁRIO DO FOTÓGRAFO LAMBE-LAMBE, DE RUBENS FERNANDES JUNIOR, NO MNEMOCINE



MATÉRIA DO O GLOBO SOBRE MUSEÓLOGO QUE PESQUISA LAMBE-LAMBES



OUTRA MATÉRIA, AGORA NO FOTOSITE SOBRE EXPOSIÇÃO INSPIRADA NA TESE DE MUSEÓLOGO ABÍLIO DA ÁGUEDA, SOBRE O DESAPARECIMENTO DOS PROFISSIONAIS LAMBE-LAMBES



NOTÍCIA SOBRE LAMBE-LAMBE GAÚCHO NO BLOG DE VICTOR CARLSON


NOTÍCIA SOBRE "FOTÓGRAFO DE JARDIM" CARIOCA NO FLICKR DE CLAUDIO LARA


MAIS UM LAMBE-LAMBE GAÚCHO NO SITE CIDADÃO LEGAL




Agende-se para segunda-feira


Dia 10 de novembro, às 20h, acontece a entrega do Prêmio Porto Seguro de Fotografia - 2008 e a abertura da exposição, que ficará depois aberta ao público de 11/11 a 14/12, de terça a domingo, das 10h às 18h. O espaço fica na al. Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos - SP. Está prevista também a exibição de trechos do filme Cinema de Dois Tões.


A






2 comentários:

Anônimo disse...

Achei o programa excelente. A simplicidade de Tonho Ceará é incrível. O prêmio foi mais do que merecido para ele.

Brígida disse...

Agradecemos seu comentário, Leandro! Participe semana que vem de nosso encontro novamente!