domingo, 23 de novembro de 2008

GANHE LIVRO "ADOBE PHOTOSHOP - OS 10 FUNDAMENTOS, DE CLICIO BARROSO


O CLICK oferece hoje aos fiéis internautas dois exemplares do livro "Adobe Photoshop - Os 10 Fundamentos", redigido por Clicio Barroso Filho e publicado pela Editora Desktop. Para ganhar um exemplar, você deve responder à pergunta abaixo e torcer para ser escolhido entre os autores das duas melhores respostas (postadas pelos Comentários deste post).

Qual a importância de o fotógrafo profissional saber manejar o Photoshop e outras ferramentas gráficas de tratamento das imagens?

Participe e boa sorte! Divulgaremos os ganhadores aqui no blog e também ao vivo no programa.

29 comentários:

Anônimo disse...

A importância maior, na minha opinião, é ter controle sobre todo o processo criativo, já que agora o fotógrafo, com um bom conhecimento de tratamento de imagem e gerenciamento de cores, tem nas mãos tudo o que precisa para realizar, sem interferência de terceiros, exatamente o que planejou antes mesmo da captura da imagem.

Anônimo disse...

Considero que o Photoshop é um prolongamento do trabalho de criação do fotógrafo, permitindo o aprimoramento em seu trabalho profissional. Se, com uma câmera na mão e o olhar já permitem possibilidades infinitas, com essa ferramenta que é o Photoshop, as imagens vão além da imaginação.

Quim Drummond

Anônimo disse...

Mesmo que o fotógrafo não faça o tratamento de imagem, hoje é imprescindível que o fotógrafo conheça as ferramentas do photoshop para que na hora do click, faça uma foto já pensando no tratamento e em como facilitar ele. Assim, o fluck de trabalho aumenta e a qualidade fica ainda superior

Jack disse...

A importância é para que o fotógrafo saiba manipular adequadamente o resultado de seu trabalho, entregando um produto cada vez mais adequado as necessidades do mercado.

Anônimo disse...

Ele se torna um pintor.

Pablo de Regino disse...

E um avanço necessario para se obter uma melhor qualidade dos trabalhos, detalhes que fazem a diferença no material final. Com as pessoas cada vez mais exigentes, se torna fundamental graduar a beleza da imagem, assim, utilizando a manipulação para chegar ao máximo da imagem perfeita, em todos seus detalhes, com toques e retoques, corrigindo e acrescentando, para apresentar ao cliente, a imagem que comunique mais fielmente, a emoção/sentimento pretendido.

Eduardo Iezzi Photo disse...

A importância do fotógrafo profissional saber manejar o Photoshop e outras ferramentas gráficas de tratamento das imagens é poder ajustar detalhes e melhorar a qualidade da imagem após fotografar.
Com as ferramentas o fotografo pode criar ambientes, mudar a coloração, a iluminação entre outras coisas que somente a maquina fotografica não conseguiria, e assim deixár a imagem conforme o cliente necessita.

Anônimo disse...

Uma das coisas que considero mais importante para o fotográfo é que ele saiba diferenciar o que é manipulação e tratamento de imagens.

A manipulação já existe há anos e o tratamento também, mas o que o fotógrafo vai adquirir e poder repassar para frente é seu conhecimento em ser ético na hora de seu click.

O Photoshop vem a ser mais uma ferramenta de trabalho e apoio ao fotógrafo e não a manipulação do seu olhar.

Moura Mori Fotografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moura Mori Fotografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moura Mori Fotografia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moura Mori Fotografia disse...

O photoshop garante o controlo sobre imensa gama de possibilidades criativas. Claro que o processo começa com uma boa fotografia. Essa é melhor maneira de chegar a ótimos resultados

Anônimo disse...

Como o domínio do dos químicos e da luz permitia um plus na fotografia analógica, o photoshop permite a arte na fotografia digital. O conhecimento é necessário porque a evolução é incontestável.

Anônimo disse...

Na geração filmes, o ato de fotografar era baseado em abertura, velocidade, asa e filmes. A foto era pensado quase que apenas antes do clik.
A nova era da fotografia digital
trouxe uma transformação importante
ao mundo fotográfico. Atualmente a foto é pensado no ato do click e no pós foto. As ferramentas de manipulação, especialmente o photoshop, oferecem ao fotógrafo importantes opções de melhorias nas fotos, sejam nos controles de luzes, grãos, etc ou na capacidade de recuperar alguns erros na hora de fotografar. É quase impossível pensar em fotografar, sem pensar nesses programas.
Grandes chefes de cozinha se diferem de bons cozinheiros não só na qualidade de suas comidas, mas sim na apresentação de suas obras, ou sejam os pratos de comida. A forma como a comida é manipulada e a percepção como o cliente recebe o serviço.
O fotografo que não souber usar de programas de manipulação será sempre um bom cozinheiro e dificilmente chegará a um grande chefe de cozinha.

© Bob Nunes disse...

fotografia é arte, e arte sem photoshop não existe fotografia.

Anônimo disse...

Dominar ferramentas de edição de imagens é necessário ao fotografo que queira ser um diferencial na sua profissão... entender como sera o trabalho final (album, folder, cartão, peça, revista) fará toda a diferença no olhar que será transmitido pela fotografia.

João Américo disse...

A "revelação fotográfica" que em outros tempos ocorria em um laboratório, na câmara escura, hoje é realizada em nossos monitores, na câmara clara. O processo mudou. Tornou-se prático e de melhor qualidade. Com as novas diversas possibilidades a "revelação" abriu novo leque para a criatividade. E para usufruir de todos esses benefícios, é imprescindível ao fotógrafo moderno o domínio das melhores ferramentas!

Katyúscia Campana disse...

A importância maior é aperfeiçoar o que foge do controle do equipamento, do fotógrafo e de sua técnica fotográfica.

Pablo disse...

O Photoshop é o laboratório do fotógrafo atual.

patrick_preato disse...

Pelo 'simples' fato de torná-lo mais completo, mais profissional, resumindo: Melhor. Ferramentas reforçam e moldam o conhecimento. Adquiri-lo nunca é muito.

Patrick Preato

Unknown disse...

Você se torna um profissional mais completo. Muitas vezes, ao vivo, você poderá ter diversar limitações, que com ferramentas gráficas adequadas, poderão ser superadas.
Isso sem contar seu limite já não é mais seu equipamento, mas sim sua criatividade!!

Unknown disse...

Hoje a fotografia não é só bidimensional. A fotografia ela é tridimensional e multimidia !
o fotografo não pode ficar limitado ao manuseio só de uma camera fotografica, ele tem que ter o dominio de programas de edição de imagens e até de video sim !
é uma nessecidade real e atual !

Edson Ramos disse...

Na minha opinião o Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens, nada mais é do que mais uma ferramenta, assim como um flash, um rebatedor. Nem sempre precisamos fazer uso do flash, usamos a luz ambiente então nem sempre precisamos usar o Photoshop, mas saber usar uma outra ferramenta é essencial para a entrega de um material de qualidade que atenda as necessidades do cliente.
Um abraço

AeRCintra Video Produções disse...

O photoshop representa para o fotográfo o mesmo que a varinha mágica representa para o mágico.

clicio disse...

Brigida, gostei das respostas do Ricardo e do Nelo!
Parabéns a todos,

Clicio

Ronylyma disse...

O ponto de vista do photoshop deve ser visto como saida. Pois o fotografo deve acertar na hora de tirar a foto e não ficar o dia todo no photoshop.
use o photoshop como um complemento da sua maquina use criatividade e caltela naum remova a beleza original da foto.

clicio disse...

Exatamente o que o livro diz; use com cautela...

Ronylyma disse...

desculpe perguntar mais a promoção ja acabou

Brígida disse...

Sim, a promoção já acabou e premiou os fotógrafos acima citados por Clício.

Agradecemos a participação de todos!
Equipe do CLICK!